Pesquisadores da UFPI participam de Congresso Internacional

11/02/2009 11:37
Alunos e professores do Departamento de Letras da UFPI irão participar do VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. O evento acontece entre 04 e 07 de março, em João Pessoa (PB), e vai reunir pesquisadores nacionais e internacionais para discutir temas e apresentar resultados de trabalhos na área de linguística.

O subcoordenador do mestrado em Letras, Francisco Alves Filho, afirma que os trabalhos oriundos dos pesquisadores da UFPI estão focados em três áreas de estudo: gêneros de discurso, que inclui análise crítica de notícias e reportagens de jornais diários da capital; sociolingüística, que será voltado para linguagem na comunidade; e descrição do português oral em Teresina, cuja pesquisa é relacionada ao estudo da gramática oral utilizado em escolas.

?É de fundamental importância realizar esse tipo de pesquisa. Em Teresina, há muitos discursos a serem descritos. Há estudos recentes na área, mas a realidade é gigantesca?, explica Francisco Alves Filho. ?O número expressivo de estudantes participando deste e de outros congressos é muito positivo para UFPI, pois faz com que a instituição passe a ser conhecida como produtiva na área?, complementou.

Atualmente, os professores do Departamento de Letras e do Curso de Mestrado em Letras da UFPI fazem parte da diretoria do GELNE (Grupo de Estudos Lingüístico do Nordeste), o que demonstra a força que a UFPI tem nos estudos da área.

Ao todo, 41 pesquisadores da UFPI irão participar do VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Os nomes são os seguintes:

1. Alexandro Teixeira Gomes
2. Alexsandra Garcia De Farias