Professor da UFPI publica tese de doutorado

05/02/2009 15:18

Acontece no próximo dia 18 de fevereiro, no Rio de Janeiro a publicação do livro ?O Rei Momo e o Arco-Íris?, fruto da tese de doutorado do Prof. Dr. Fabiano Gontijo, que é antropólogo e professor da Universidade Federal do Piauí. A tese que virou livro foi defendida em 2000 na França e tem como tema carnaval e homossexualidade.

No seu livro, o antropólogo Fabiano Gontijo apresenta os resultados de uma vasta pesquisa etnográfica feita durante a década de 1990. Nessa pesquisa, ele procura descobrir e compreender os significados do carnaval para os homossexuais.

Em ?O Rei Momo e o Arco-Íris?, o autor apresenta como o carnaval serve de contexto para a construção de identidades homossexuais. Gontijo também dá destaque aos dados sobre os blocos, bandas e bailes de carnaval. O material que será publicado é de grande relevância, pois compõe, possivelmente, a primeira história social das bandas e blocos e dos bailes carnavalescos cariocas.

Coordenadoria de Comunicação