Pré-Vestibular Popular abre inscrições com grande procura

03/02/2009 18:58

O primeiro dia de inscrição para o Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal do Piauí foi marcado pela grande procura. Vários estudantes compareceram nesta terça (dia 3) ao Centro de Ciências da Educação (CCE) para concorrer a uma das 180 vagas oferecidas pelo projeto, cuja meta é oferecer a alunos de baixa renda a oportunidade de se preparar para o vestibular gratuitamente. A expectativa é que cerca de 800 alunos façam sua inscrição.

Um dos que fez sua inscrição foi Talysson Patrick, de 18 anos. Com ensino médio completo, o estudante não logrou êxito no último vestibular que prestou e agora busca se preparar através do Pré-Vestibular Popular. ?Minha prioridade é conseguir entrar nesse programa oferecido pela UFPI. Um amigo meu cursou e me indicou. Além de tudo, é gratuito?, disse.

Talysson, assim como a maioria que procura o Pré-Vestibular Popular, é oriundo de escola pública. ?Nós destinamos 80% de nossas vagas a estudantes que cursam ou concluíram o ensino médio em instituições de ensino público?, afirmou a coordenadora geral do projeto, Lúcia Bezerra.

?O Pré-Vestibular que oferecemos também é uma oportunidade para que os próprios alunos da Universidade tenham prática acadêmica?, afirmou a Coordenadora de Programas e Projetos em Extensão/PREX, Cassandra Portela, referindo-se ao fato de que o quadro de professores do curso é composto por próprios alunos da UFPI.

As inscrições vão até a quinta-feira (05) e acontecem das 8h30 às 11h e das 14h30 às 18h30, na sala 430 do Centro de Ciências da Educação (CCE), no Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina). A seleção é por meio de um questionário socioeconômico e aplicação de Teste Seletivo das  disciplinas de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Redação.

Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: fotocópia e original de um comprovante de residência do candidato (conta de água, luz, telefone ou aluguel); fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio; fotocópia e original da carteira de identidade; 01 foto recente 3X4; fotocópia e original dos comprovantes da renda familiar, carteira de trabalho, contracheque (No caso de trabalhador autônomo, declaração devidamente assinada e reconhecida).

Mais informações sobre o Pré-Vestibular você encontra aqui.

Coordenadoria de Comunicação Social