Professores participam de curso de aperfeiçoamento na UFPI

28/01/2009 16:15

Mais de 150 professores de Matemática de várias cidades do Piauí e de outros estados participam da décima primeira edição do curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, que acontece até dia 30 de janeiro no auditório Afonso Sena na Universidade Federal do Piauí. O curso tem por objetivo introduzir e difundir novas metodologias de ensino da Matemática.

O projeto é coordenado por professores do departamento de Matemática da UFPI durante os meses de férias (janeiro e julho) e financiado com recursos do Governo Federal. No curso, que é inteiramente gratuito, os alunos têm aulas de videoconferência no turno da manhã. A tarde acontece a resolução de problemas sob orientação dos professores da UFPI. Durante as aulas, os alunos recebem gratuitamente apostilas e livros especialmente voltados para as novas perspectivas de abordagem de assuntos do ensino médio.

?O projeto tem como meta a melhoria do ensino de Matemática no nível médio, com ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes bem como a contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias?, explica o professor Gilvan Lima, um dos coordenadores do projeto na UFPI.

O professor afirma ainda que além de não pagarem nada pelo curso, nem pelo material que recebem, o projeto ainda oferece 120 bolsas, no valor de R$ 80, 00 semanais, para que os alunos possam custear o seu deslocamento.

O curso vem atraindo os professores da rede publica de ensino, em especial os do interior do Estado, que vem através de caravanas e que nesta edição representa quase 50% dos participantes. Professores como Guilherme Oliveira, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Floriano que participa pela terceira vez do curso. ?A importância do curso está em nos fazer despertar para uma nova possibilidade de abordagem dos temas matemáticos, cujos parâmetros são de relevantes importância?, diz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social