UFPI garante R$ 15 milhões para equipamentos do HU

23/01/2009 12:31
O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Júnior, esteve reunido nesta quinta-feira (22), no Salão Nobre da Reitoria, com professores do curso de Medicina. No encontro, o reitor comunicou que em breve será realizada a segunda etapa da licitação para aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Universitário (HU).

De acordo com Luiz Júnior, na primeira licitação, realizada por pregão eletrônico no dia 11 de dezembro de 2008, já foram contemplados equipamentos para montagem do Centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital. ?Nesta primeira etapa foram utilizados R$ 8 milhões provenientes de recursos  liberados pelo Ministério da Educação e agora esperamos receber os equipamentos em julho deste ano?, destaca o reitor.

O MEC já garantiu à UFPI mais R$ 7 milhões que serão utilizados na segunda etapa do processo licitatório. ?Com o que adquirimos na primeira etapa o Hospital já poderia funcionar em seus serviços básicos, mas a idéia é que agora possamos aperfeiçoar o básico, para que o HU, em março de 2010, esteja em condições de ser inaugurado promovendo ensino, pesquisa e extensão para nossos alunos?, explica Luiz Júnior.

O reitor afirmou ainda que já está trabalhando junto ao Governador do Estado, Wellington Dias, e a bancada  piauiense no Congresso Nacional para garantir os outros 15 milhões necessários para a conclusão da compra de equipamentos do Hospital. Na primeira licitação, além de material para o Centro cirúrgico e UTI, foram contemplados equipamentos para lavanderia, esterilização, necrotério, transporte, internação e saúde da mulher.

Após a conclusão das obras o HU passará a ter 214 leitos e 44 consultórios, sendo dez consultórios odontológicos. Além da ampliação da UTI, as salas de cirurgia aumentam de seis para onze. O Hospital ainda contará com todas as especialidades médicas, priorizando a área cirúrgica.

Coordenadoria de Comunicação Social