UFPI amplia participação na elite científica nacional

23/01/2009 12:42

A Universidade Federal do Piauí conquistou, de uma única vez, oito bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. A conquista inédita ampliou em 88% o número de bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPQ na UFPI. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (dia 23), quando o CNPQ anunciou o resultado da demanda 10/2008, nomeando novos bolsistas de produtividade em pesquisa em todo o país.

Além da Professora Doutora Mariana Helena Chaves, que renovou sua bolsa, os professores doutores João Xavier da Cruz Neto, Francisco Alcides do Nascimento, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, Maria Fernanda do Carmo Gurgel e Ademir Sérgio Ferreira de Araújo obtiveram acesso à elite científica nacional, conquistando novas bolsas. A ex pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI, a Prof Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho, reconquistou bolsa que havia interrompido com a assumiu a Pró-Reitoria, o mesmo acontecendo com o Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa, que retorna à condição de produtivista.

A bolsa de produtividade em pesquisa é concedida com o objetivo de distinguir o pesquisador, valorizando sua produção científica, segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq e específicos, estabelecidos pelos Comitês de Assessoramento ? CAs do CNPq.

Os pesquisadores com mais de quinze anos consecutivos com bolsa de Produtividade em Pesquisa na categoria 1, nível A ou B, que tenham permanecido nesses níveis com ininterrupta produção científica em sua área de atuação e tenham contribuído significativamente para a formação de pesquisadores em diversos níveis, podem solicitar o título de Pesquisador Sênior. Concedido pelo Conselho Deliberativo do CNPq, o título de pesquisador Sênior é vitalício.

Para o vice-reitor da UFPI, Edwar Castelo Branco, o resultado anunciado nesta sexta repercute a política da atual gestão da UFPI. ?Essa gestão se pauta no mérito acadêmico, através do apoio irrestrito aos pesquisadores. Em 2004, no início da gestão, a UFPI detinha seis bolsas. Com esse resultado, chegamos a quatorze bolsas, o que representa um incremento de 340% em quatro anos?, disse Castelo Branco.

Coordenadoria de Comunicação Social