UFPI discute identidade cultural e cooperação internacional

20/01/2009 11:38

O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, Edwar Castelo Branco, abriu na última segunda-feira (19) o seminário ?Mediação Linguistico-cultural e Cooperação Internacional: Olhares e Inovações no Campo da Pesquisa e da Aprendizagem?, falando sobre a identidade cultural piauiense. Edwar Castelo Branco disse que, encontros como aquele, além de ?testemunharem um renascimento da UFPI, oportunizam que intelectuais piauienses, em interlocução com pesquisadores de outras culturas, girem constantemente sobre si mesmos e realimentem cotidianamente a importância da diferença e da multiplicidade?.

Na ocasião, o vice-reitor representou o reitor Luiz Júnior. O evento, coordenado pela professora Dra. Maria do Carmo Alves do Bonfim, teve como objetivo promover diálogos e reflexões sobre a cooperação internacional com base em elementos teórico-práticos de mediação liguistico-cultural, além de estimular o debate sobre os modos de pensar e fazer o Nordeste e o Piauí, dialogando com as várias experiências comunitárias e sociais.

Edwar Castelo Branco chamou a atenção para o fato de que o evento era aberto no mesmo dia em que a Reitoria da UFPI, atenta à necessidade de ampliar e aprofundar o processo de internacionalização da instituição, havia empossado, em ato solene ocorrido no Salão Nobre, a Assessora de Assuntos Internacionais, Profª Drª Érica Rodrigues Fontes, do CCHL,  e o tradutor e intérprete da Universidade Federal do Piauí, Cláudio Augusto Carvalho Moura, Servidor Técnico-Administrativo. ?Estamos aprendendo a ser grandes?, festejou o vice-reitor.

Coordenadoria de Comunicação Social