Brasil Brasil Acesso

Notícias

Parceria com a Universidade de Verona promove cidadania

16/01/2009 13:02

Professores da Universidade Federal do Piauí e um grupo de pesquisadores da Universidade de Estudos de Verona visitaram nesta quinta-feira a comunidade Parque Eliana, zona sul de Teresina. Na visita, professores e alunos piauienses e italianos conheceram o Projeto ?Sujeitos e Saberes na Mediação Social e Educativa: Autoativação de Comunidades Locais", integrante do Acordo de Cooperação entre as duas universidades. 

Na quarta, os italianos visitaram o reitor da UFPI Luiz Junior, que falou sobre a estrutura da universidade e seus planos para a proxima gestão. Na ocasião, o professor Gabriel Maria Sales, antropólogo e psicoterapeuta da Universidade de Estudos de Verona, que liderada o grupo italiano se disse surpresa com o tamanho da UFPI e animado com a parceria.

O projeto tem como objetivo organizar Centros de Convivência e Saberes em dois locais de Teresina; Parque Eliana e Escola PREMEN Norte. Em ambos os espaços o trabalho vem articulando a organização de mulheres e jovens para a execução de atividades de produção. O trabalho, além da organização para a produção e auto-sustentação dos grupos sociais envolvidos, visa também desenvolver atividades formativas por meio de estudos, pesquisa-ação e oficinas profissionalizantes.

Para o reitor da UFPI, Luiz Junior, a parceria é a prova de que a universidade pode fazer a diferença não apenas formando profissionais na academia. ?Através de projetos como esse, a UFPI contribui com o desenvolvimento humano e social também fora da sala de aula. Nossa meta agora é trabalhar com universidades de outros países, mostrando nosso potencial para competitividade?, disse o reitor.

Na comunidade Parque Eliana, o trabalho vem apoiando as iniciativas da associação das ?Mulheres Perseverantes: produzindo o futuro?, um grupo de mulheres da região que se uniram para mudar a realidade em que vivem. Através da parceria entra a UFPI e a Universidade de Verona, o grupo de especialistas promoveram oficina de aprendizagem em que as mulheres do grupo aprenderam a produzirem redee, bijuterias, bordados, material de limpeza, entre outros, que são vendidos em feiras e exportados para a Itália.



Para intensificar a profissionalização das mulheres da comunidade, as universidades construíram Casa Mulheres Perseverantes:  Grupo de Artesãs que passou a ser a sede da associação.  Como o grupo é formado em sua maioria por mulheres ?chefes de família?, uma das preocupações iniciais dos pesquisadores foi com a situação das crianças no momento em que as mães tivessem que sair para trabalhar, por isso juntamente com a sede da associação foi inaugurado Casa de Artes e Culturas: Crianças do Parque Eliane. A casa é um espaço onde as crianças de dois a dez anos, filhas das artesãs, desenvolve atividades artísticas e culturais enquanto suas mães trabalham na Associação.

O trabalho junto as crianças é desenvolvido por bolsistas da Universidade Federal do Piauí e acompanhado por professores da instituição. ?O trabalho feito pela casa de Arte e Cultura é essencial para nós, pois se antes tínhamos a insegurança de deixar nossos filhos sozinhos agora temos a tranqüilidade de irmos trabalhar sabendo onde eles estão e, principalmente, o que eles estão fazendo na nossa ausência?, diz Albaniza de Moraes, mãe de três crianças atendidas pelo projeto.

Já para a dona Maria do Amparo, presidente do grupo, o trabalho desenvolvido no ?Mulheres Perseverantes? é  uma motivação para a vida. ?O projeto é a minha contribuição para os jovens e para o mundo. É o que vai ficar registrado de toda a minha história de vida?, declara.   

?O que vejo aqui hoje é o sucesso de um projeto que foi capaz de fazer com que a Universidade saísse do seu campo e se confrontar com a realidade concreta e difícil dessa região onde tudo ainda está por fazer?, concluiu o professor Gabriel Maria Sales, antropólogo e psicoterapeuta da Universidade de Estudos de Verona que liderada o grupo italiano.

Coordenadoria de Comunicação Social

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.