Gestores da UFPI se reúnem para definir planejamento

07/01/2009 20:20
Gestores da Universidade Federal do Piauí estiveram reunidos nesta quarta-feira com o reitor Luiz Júnior para fazer um planejamento da instituição para o ano de 2009. Na pauta estiveram o orçamento da UFPI, a oferta de disciplina dos departamentos e a utilização de material do almoxarifado. O reitor aproveitou o encontro para apresentar aos gestores o relatório de auditoria anual de contas da Controladoria Geral da União que certificou as contas da universidade, referente ao ano de 2007, como regulares.

Em 2009 a UFPI contará com um orçamento inicial na ordem de 265 milhões, porém o orçamento final da instituição dependerá dos projetos apresentados, principalmente, nas áreas da pesquisa, pós-graduação e extensão. Assim, o reitor Luiz Júnior, pediu aos presentes que incentivem a elaboração de projetos que visem a concorrência de editais. ?Vamos convencer nossa bancada federal, com projetos, a colocar mais recursos na nossa Universidade?, pediu o reitor.

Dentre os planejamentos solicitados está o da utilização dos estoques da UFPI. Segundo o reitor, esse planejamento deve visar a utilização responsável do material da instituição para melhor aproveitamento do mesmo. Além do estoque do almoxarifado, o reitor defendeu ainda a necessidade de um melhor planejamento nas viagens para os congressos com a definição de quais são as prioridades de cada curso.

Outra mudança determinada para o ano de 2009 foi o da atual situação do quadro de ofertas da instituição. De posse dos números fornecidos pelo DAA, Luiz Júnior revelou que a UFPI possui hoje um déficit entre a carga horária contratada e a executada. "Se nos últimos anos demos prioridade para a estruturação da UFPI, agora nossa meta é aperfeiçoar a pedagogia e a formação. Por isso os professores e alunos estarão cada vez mais em sala de aula. Por isso a ordem é garantir mais ofertas de disciplinas", disse.

CoordCom.