2009: Mais oportunidades e novos desafios

30/12/2008 13:19

Mais um ano está começando e a Universidade Federal do Piauí se depara com novos desafios e oportunidades. O tempo é de mais trabalho, organização e principalmente compromisso com nossos alunos, professores, técnico-administrativos e com a sociedade em geral.

O ano de 2008 encerrou um período extremamente produtivo para nossa UFPI. A política de investimentos do Governo Federal dos últimos anos tem nos possibilitado crescer como nunca. Aumentamos significativamente a oferta de vagas, o número de cursos, o apoio à comunidade acadêmica. Os projetos de extensão têm trazido a sociedade para dentro dos campi e a Pesquisa e Pós-graduação têm conseguido dar saltos importantes rumo a competitividade e a inovação. Mas conquistamos muito mais.

Nos quatro cantos do Piauí, a Universidade se consolidou como suporte para o desenvolvimento acadêmico, social e econômico. Seja através de cursos presenciais, seja através da Educação à Distância, estamos formando pessoas capazes de participar ativamente do processo de transformação que o Piauí hoje experimenta.

Isso tudo vem sendo possível graças ao trabalho integrado, consistente e apaixonado de alunos, professores e servidores, enriquecido por parceiros essenciais como os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, os nossos prefeitos e bancadas federais, além do Governo do Estado.

Em nome da UFPI, agradeço a todos que ajudaram a construir essa nova realidade. Aos alunos, cujo desempenho tem provado que é possível o sonho de estar entre as melhores universidades do país; aos professores e técnico-administrativos, que com compromisso e paixão promovem as conquistas que hoje experimentamos e especialmente ao povo piauiense, que reconhece, aprova e se orgulha da Universidade Federal do Piauí.

Que 2009 dê início a uma fase ainda mais feliz para todos nós!

Luiz de Sousa Santos Junior
Reitor da UFPI