Relatório da CGU aprova contas da UFPI

30/12/2008 11:44

O relatório de auditoria anual de contas da Controladoria Geral da União certificou as contas da Universidade Federal do Piauí, referente ao ano de 2007, como regulares. Entre os itens avaliados estavam a Regularidade das Licitações e Contratos e o uso dos chamados Cartões Corporativos. Depois de todas as análises feitas pelos auditores, o relatório da Controladoria não constatou nenhuma ação que tivesse resultado em dano a erário público.

O Certificado de Auditoria da CGU aprovando as contas da UFPI foi emitido a partir de trabalhos de campo conclusivos realizados no período de 1º a 18/04/2008, ?por meio de testes, análises e consolidação de informações coletadas ao longo do exercício sob exame e a partir da apresentação do processo de contas pela Unidade Auditada, em estrita observância às normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Publico Federal. Nenhuma restrição foi imposta à realização dos exames, que contemplaram os seguintes itens: Avaliação dos Resultados Quantitativos e Qualitativos da Gestão, Qualidade e Confiabilidade dos Indicadores de Desempenho Utilizados e Controles Internos Implementados pela Gestão, Regularidade das Licitações e Contratos, Regularidade na Gestão de Recursos Humanos, Entidades de Previdência Privada, Cumprimento das Recomendações do TCU, Atuação da Auditoria Interna, Concessão de Diárias e Suprimento de Fundos - Uso de Cartões.

Ainda de acordo com o relatório ?As metas programadas para o exercício de 2007 referente ações constantes nos programas e projetos executados pela UFPI,

indicam um crescimento nas áreas de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Desenvolvimento Institucional. As metas planejadas foram alcançadas, exceto as que não dependem da instituição para serem executadas integralmente, como: vagas dos cursos e auxílios aos servidores?.

Em comparação com o exercício de 2004 (parâmetro utilizado pela instituição), enquanto o orçamento final da UFPI teve um incremento de 49,32%, a receita arrecadada diretamente cresceu 65,08%; a matriz de financiamento da graduação e pós-graduação cresceu 108,63%; as despesas de custeio 252,68%; as dotações extraorçamentárias (convênios, contratos e descentralizações de crédito) 889,45% e as despesas de investimentos 1.475,74%.

No que se refere a qualidade e confiabilidade dos dados, o relatório aponta que os indicadores da instituição ?são abrangentes, consistentes, representativos do contexto geral em que se situa a análise dos atos de gestão, há facilidade para a obtenção e registros dos dados necessários para gerá-los, bem como, permitem um melhor acompanhamento da gestão?.