MEC libera R$ 8 milhões para equipamentos do HU

28/11/2008 09:07

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação confirmou nesta quinta-feira (27) a liberação de R$ 8 milhões destinados à aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. No começo no próximo ano, deve ser liberada a segunda parcela no valor de R$ 7 milhões também para a compra de equipamentos.

Nos próximos dias, a UFPI vai entregar a MEC o plano de trabalho com metas discriminadas e quantificadas, juntamente com as especificações dos equipamentos, planilha de preços e o projeto arquitetônico para a liberação imediata da primeira das duas parcelas já garantidas pelo Ministério da Educação.

A liberação dos recursos foi conseguida após uma reunião entre o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que assegurou que vai dar todo o suporte, não apenas para a abertura do Hospital, cuja a conclusão e requalificação já está em andamento e deverá ser entregue no próximo ano, mas também para que o HU seja uma referência para se fazer ensino, pesquisa e extensão.

?Essa foi uma sinalização importante do apoio do Governo Federal para que o Piauí, que é o único estado do país que não tem Hospital Universitário, possa, finalmente, abrir seu Hospital Escola. Vamos dar inicio a licitação dos equipamentos imediatamente?, garantiu Luiz Júnior.

Ele ressalta que agora, a meta e lutar pelos R$ 16 milhões que faltam para a compra total dos equipamentos. ?Vamos precisar de R$ 31 milhões para tornar o HU um Hospital Escola moderno, com equipamentos de última geração. Para isso, estamos contando com a sensibilidade da nossa bancada federal, que numa reunião realizada esse mês em Brasília com a presença do Governador Wellington Dias, já sinalizou que vai nos ajudar?, disse o Reitor.

Com a liberação, a idéia é que mesmo antes do término da reforma, que já está a pleno vapor, a aquisição dos equipamentos já esteja totalmente garantida. Após a conclusão das obras o HU passará a ter 214 leitos e 44 consultórios, sendo dez consultórios odontológicos. Além da ampliação da UTI, as salas de cirurgia aumentam de seis para onze. O Hospital ainda contará com todas as especialidades médicas, priorizando a área cirúrgica.