Congresso mostra expansão da Pesquisa para o interior

28/11/2008 08:46

Professores de Bom Jesus: incentivo total aos alunos

A expansão do ensino de graduação para o interior do Estado já não mais nenhuma novidade. No entanto o que o III Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFPI está revelando é uma outra expansão: a da pesquisa científica. Antes concentrada no campus de Teresina, a pesquisa é hoje um dos maiores orgulhos dos campi de Parnaíba, Picos e, em especial, de Bom Jesus.

Dos 295 trabalhos que estão sendo apresentados no Congresso 31 foram ou estão sendo realizados por estudantes e professores dos três campi do interior. O número ainda é pequeno, mas já é um grande avanço se levarmos em consideração que esses são os primeiros trabalhos do interior apresentados no evento, que já está em sua terceira edição.

O campo de Bom Jesus é com certeza o maior destaque da edição desse ano. Apresentando pesquisas referentes apenas ao seu primeiro ano de funcionamento, o campus trouxe 23 dos 31 trabalhos do interior. ?A produção tem aumentado a cada ano. Hoje nós já temos 40 trabalhos em andamento, o que nos levar a crer que no próximo ano nós dobraremos a nossa participação no Congresso?, ressalta o professor do Campus de Bom Jesus, Edson Cavalcante.

Segundo Edson a grande maioria das pesquisas realizadas em Bom Jesus são voltadas para o desenvolvimento e a preservação da região. Um exemplo disso é o trabalho da estudante de engenharia florestal Arlete Leite. A estudante realiza uma pesquisa com a popular fava d'anta, planta nativa da região, de olho no reflorestamento região que é hoje uma das que mais sofres com a degradação devido a expansão da fronteira agrícola.

O trabalho que Arlete está apresentando hoje é apenas uma parte da pesquisa que envolve outros alunos e que já trabalha com 16 espécies nativas da região. Desde fevereiro desse ano os pesquisadores desse projeto estão produzindo mudas dessas espécies para serem plantadas nas regiões selecionadas por eles. ?Em breve estaremos levando o que estamos produzimos dentro da universidade para a sociedade?, declara Arlete.

O projeto de Arlete e vários outros trabalhos produzido pelos alunos da Universidade Federal do Piauí podem ser vistos até esta sexta (28) no III Ciência, Tecnologia e Inovação realizado pela UFPI.