Caprinos do semi-árido são objeto de pesquisa na UFPI

27/11/2008 11:23

Pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Piauí estão realizando uma pesquisa com caprinos nativos da raça Gurguéia e Nambi, em risco de desaparecimento. A pesquisa intitulada ?Levantamento geográfico de caprinos em risco de desaparecimento? está sendo feita no semi-árido piauiense e é encabeçada pelo prof. Dr. José da Fonseca Castelo Branco e pelo mestrando Márcio da Silva Costa, com coordenação pela Pesquisadora da Embrapa Dra. Adriana Mello de Araújo.

Recentemente, a equipe de pesquisadores visitou a região a procura dos caprinos da raça. Durante a viagem, a equipe coletou amostras de material biológico para análise e constatou o cenário de sofrimento dos rurícolas que habitam aquela região. Os animais encontrados, apesar de já bastantes descaracterizados quanto à raça, sobrevivem na caatinga se alimentando das folhas secas e galhos em estado de decomposição encontrados em baixos das arvores.

?O interessante é que estes animais, apesar da alimentação precária, apresentam um escore corporal bastante favorável diante a situação alimentar que é submetida?, declara o professor Castelo Branco. Ele afirma ainda que a pesquisa, que deve ser concluída em alguns meses, irá analisar  a dinâmica populacional desses grupos através de marcadores de DNA.