Matemática oferece curso gratuito para professores

15/01/2009 09:40

A Universidade Federal do Piauí, através do Departamento de Matemática realizará mais um módulo do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. O curso, que será inteiramente gratuito, será realizado no período de 26 a 30 de janeiro de 2009, nos horários das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, perfazendo um total de 40 horas aula, no Auditório ?Afonso Sena? do CCN/UFPI.

Este programa, que já se encontra em seu décimo quarto módulo, oferece treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o País e, sob diversas formas, aborda assuntos relativos às três séries do Ensino Médio, além de material didático de apoio totalmente gratuito.

As inscrições poderão ser efetuadas diretamente na secretaria do Departamento de Matemática, no Bloco SG-04 do CCN/UFPI, no período de 25 de novembro de 2008 a 20 de janeiro de 2009, nos horários: 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas ou via on-line preenchendo o Formulário de Inscrição e em seguida enviando-a para: gilvan@ufpi.br.

Atualmente, o Curso recebe apoio do Projeto Instituto do Milênio Avanço Global da Matemática Brasileira e Contribuição à Região e da Financiadora de Estudos VITAE de Apoio à Cultura.

O programa resultou em uma série de livros especialmente voltados para o Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática ? SBM. A coleção representa atualmente a melhor referência disponível no Brasil para professores do Ensino Médio de Matemática.

O Curso tem como metas a melhoria do ensino de Matemática no nível médio, a ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes, bem como a contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas.

Para este módulo, foram selecionados os temas abordados no livro Temas e Problemas Elementares e uma apostila adicional intitulada Temas de Aritmética. Os assuntos das aulas serão Proporcionalidade e Porcentagem e Teoremas de Pitágoras (Prof. Elon Lages); Combinatória e Probabilidade (Prof. Paulo Cezar); Equação e Problemas do primeiro grau e Razões Trigonométricas (Prof. Eduardo Wagner); Aritmética 1 e Aritmética 2 (Prof. Luiz Henrique).

Os participantes que tiverem suas inscrições deferidas terão direito a certificado de conclusão do curso, expedido pela UFPI, bem como material-didático pedagógico, desde que tenha comprovada pela Coordenação a participação e dedicação integral ao curso. Serão permitidas, no máximo, 140(cento e quarenta) inscrições, por questão de capacidade do auditório.

O resultado do deferimento das inscrições será disponibilizado dia 22 de janeiro de 2009 na site da UFPI: www.leg.ufpi.br.

No Piauí, esta atividade de extensão será desenvolvida pelo Departamento de Matemática da UFPI, sob a Coordenação do Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto e Prof. Dr. Gilvan Lima de Oliveira e terá a colaboração dos seguintes professores do Departamento de Matemática: Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Lopes, Prof. Dr. Paulo Sérgio Marques dos Santos, Prof. M. Sc. João Benício de Melo Neto e Prof. M. Sc. Mário Gomes dos Santos. Em nível nacional, esta atividade conta com a parceria do IM-AGIMB (Instituto do Milênio ? Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira).
AVISO

Professores que desejam participar do evento e que já possuem o livro Temas e Problemas Elementares, por favor, informem na ficha de inscrição para que possamos disponibilizar tais livros para outros professores, ou alunos, que não possuem tal livro.

Coordenadoria de Comunicação