UFPI sedia III congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação

24/11/2008 11:24

Acontece no período de 26 à 28 de novembro o mais importante congresso científico do Piauí. O III Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação. o XVII Seminário de Iniciação Científica, o III Encontro de Pós-graduação da UFPI e o II Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica e vai reunir algumas das maiores autoridades da área no país.

A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira, dia 26, às 9:00, no auditório de Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí. A conferência inaugural sobre ?A importância do PIBIC na construção da Cidadania?, será ministrada pela Profª Drª Rosa Éster Rossini, representante do CONAIC/CNPq. Além de conferências, acontecerão palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e, no final do evento, a premiação dos melhores trabalhos do PIBIC.

Segundo a professora Nadir do Nascimento, pró-reitora de Assuntos Comunitários e da Universidade Federal do Piauí e coordenadora do evento, o congresso é o mais importante realizado na UFPI, além de essa importância se estender à comunidade acadêmica em geral. ?Esse congresso é uma forma de divulgação e apresentação à sociedade dos projetos produzidos pelos alunos da Universidade?, comenta Nadir.

A pró-reitora destaca o fato de o Congresso ser o reflexo de inúmeros fatores, entre eles, o crescimento na pesquisa em iniciação científica e o aumento no número de cursos de pós-graduação.

Ela também ressalta a grande relevância do II Workshop de Propriedade Intelectual é Inovação Tecnológica. ?Esse workshop foi pensado a partir da necessidade da academia transferir conhecimentos e tecnologia às indústrias, às empresas e ao próprio Estado contribuindo para a riqueza e desenvolvimento do Piauí? afirma a professora.

O Congresso contará também com a premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica a partir da avaliação de um comitê interno e externo, composto por membros da Universidade e do CNPq.

Além dos alunos bolsistas que fazem pesquisa na UFPI, esse ano o espaço foi aberto às outras instituições de ensino superior do Estado para apresentação de trabalhos.

Confira a programação do evento.

Coordenadoria de Comunicação