Alunos de enfermagem visitam CAIC no bairro Promorar

17/11/2008 12:24

No dia Mundial do Diabetes, os alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí fizeram uma visita ao Centro de Atendimento Integrado a Criança (CAIC), localizado no bairro Promorar, acompanhados da docente Mestre Grazielle Roberta Freitas da Silva. Na visita, aferiram pressão arterial, avaliaram riscos nutricionais, além de orientar a comunidade quando a promoção alimentar e de hábitos saudáveis.

O tema da campanha do Dia Mundial desse ano é ?Diabetes em Crianças e Adolescentes?. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, um dos motivos para a escolha do tema está nos números: a incidência do diabetes tipo 1, mais freqüente em crianças e jovens, cresce a um ritmo de 3% ao ano entre este público. Além disso, outro agravante é fato de ser uma das enfermidades crônicas mais freqüentes na infância.

Assim como em 2007, esse ano, o Dia Mundial do Diabetes pretende alertar a população o aumento da prevalência do diabetes ? tipo 1 e tipo 2 ? entre crianças e jovens, além de destacar a importância do diagnóstico precoce e da educação para reduzir as complicações da doença e salvar vidas.

No Piauí, os alunos assistidos pelo CAIC, com a faixa etária entre 7 e 19 anos, receberam a visita de nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e estudantes das áreas, que avaliaram o risco para o desenvolvimento de diabetes  e ajudaram na conscientização para uma prevenção da doença.

Coordenadoria de Copmunicação