Brasil Brasil Acesso

Notícias

Prof.Dr. Medronho é pessimista em relação a dengue em 2009

17/11/2008 12:11

A dengue é uma doença tropical que teve origem no sudeste asiático e chegou ao Brasil na década de 80. Inicialmente, os alvos mais freqüentes da doença eram os adultos, mas nos últimos três anos a incidência em crianças tem aumentado.

O professor Dr. Roberto Medronho, infectologista e epidemiologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos maiores especialistas no combate a dengue, acredita que a prevenção tem que acontecer durante todo o ano e não apenas no período das chuvas. Ele diz ainda que é pessimista em relação a doença em 2009, pois a situação tende a se agravar.

De acordo com Medronho, que está em Teresina para participar como examinador de uma banca de defesa de dissertação de mestrado em enfermagem da Universidade Federal do Piauí, o que deve haver por parte do Governo é uma intensificação no combate ao mosquito Aedes Aegypti e a capacitação de profissionais, para que a doença possa ser detectada ainda na fase inicial. Além disso, a população precisa estar atenta para a limpeza de quintais e terrenos, eliminando todas as formas de acúmulo de água.

Para Dr. Medronho, premiado recentemente pela Revista Veja pelo seu trabalho na área, o posto de saúde deve ser procurado assim que os primeiros sintomas, como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo, forem percebidos.

Coordenadoria de Comunicação

 

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.