Reitor da UFPI será reconduzido ao cargo

17/11/2008 12:04

Nesta terça-feira (18), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí reconduzirá o Prof. Dr. Luiz Sousa Santos Júnior ao cargo de Reitor da instituição. A solenidade de posse acontecerá às 19h, no Setor de Esporte Professor Alcides Lebre, na UFPI.

Na última sexta-feira, dia 14 de novembro, Luiz Júnior tomou posse do cargo, em cerimônia realizada no Ministério da Educação em Brasília, na qual estiveram presentes o ministro da Educação Fernando Haddad, pró-reitores e outros assessores da UFPI.

Ressaltando os inúmeros avanços dados pela UFPI nos últimos anos, tanto no campo da graduação como da pós-graduação, o ministro Haddad disse que  a UFPI é exemplo do que a liderança de uma universidade pode fazer pela educação do país.

A capacidade de Luiz Júnior de construir parcerias e apoios com os governos do Estado, dos municípios e com o Parlamento, em favor da universidade, foi elogiada pelo ministro da Educação. Segundo Haddad, o reitor colocou a obra do hospital em andamento, depois de ter ficado parada por 20 anos, graças à sua habilidade política. Quando visitei a universidade, relatou o ministro, o hospital era um esqueleto abandonado, mas o reitor me convenceu que poderia tocar a obra desde que o MEC transferisse uma parcela dos recursos. Entre os argumentos que Luiz Júnior apresentou ao ministro estão o conceito A, que corresponde à nota cinco, obtido pelo curso de medicina da instituição nas avaliações do MEC, a importância que tem o hospital da universidade para a qualidade do ensino, da pesquisa e da pós-graduação e o mais importante, disse o reitor, o atendimento à população.

Durante a cerimônia de posse em Brasília, o reitor Luiz Júnior apresentou ao ministro da Educação um panorama da atual realidade da UFPI. Dentre os destaques o reitor apontou a expansão para o interior e para as extremidades do estado ? de Correntes a Parnaíba, de Floriano a Picos ? e a construção de um sistema de parceria que criaram condições para a Universidade Federal do Piauí estar presente em 14 municípios com campi, para cursos presenciais, ou com pólos, para cursos a distância.

Posse do Vice-Reitor

Na quarta-feira, dia 19, será a vez do vice-reitor eleito Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, e dos Pró-reitores tomarem posse. A cerimônia de posse do Vice-reitor acontece às 8hs no Espaço Universitário da Universidade Federal do Piauí.

O reitor Luiz Júnior e Vice-Reitor Edwar Castelo Branco tomam posse após vencerem  as eleição, realizadas no dia 07 de maio de 2008, nos três segmentos universitários (professor, estudante e servidor), fato jamais acontecido na UFPI anteriormente.

Com informações do MEC