UFPI de Parnaíba participa de estudos sobre a 3ª Idade

11/11/2008 17:24

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba, firma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para a promoção de estudo populacional e multicêntrico sobre fragilidade em idosos brasileiros.

Através deste convênio, a UFPI passa a fazer parte da Rede FIBRA, instituição nacional que promove pesquisa sobre idosos. Os municípios selecionados para contribuir com os estudos foram selecionados por representar vários níveis de desenvolvimento sócio-econômico, resumidos nos respectivos Índices de Desenvolvimento Humano, (IDH).

A Universidade Federal do Piauí está inserida no Pólo da UNICAMP e será uma das sedes desta rede de pesquisadores que estarão desenvolvendo pesquisas para entender o processo de fragilização da população brasileira e piauiense em particular.

A equipe será coordenada pela Profª Dra Anita Liberalesso Neri, e possui como coordenador local o Profº Msc. Ludgleydson Fernandes de Araújo (Curso de Psicologia). A rede Fibra em Parnaíba ainda contará com participação da Profª Esp. Daisy de Araújo Vilela (Curso de Fisioterapia); Profª Dra. France Keiko Yoshioka, Profª Dra Ana Carolina Lindoso Fonseca Mello e o Profº Dr. Giovanny Rebouças Pinto (Curso de Biomedicina).

A pesquisa contará ainda com a participação de cerca de 50 alunos dos cursos de Psicologia, Biomedicina e Fisioterapia que farão coleta de dados com uma amostra de 385 idosos residentes na comunidade parnaibana.

Esses idosos serão representativos da população de pessoas com 65 anos ou mais, residentes no litoral piauiense. Além de caracterizar a síndrome na população idosa brasileira, derivando perfis de fragilidade, pretende-se estabelecer critérios operacionais de diagnóstico, que possam subsidiar o trabalho das equipes de saúde nos diversos níveis de atenção e, igualmente, oferecer informações úteis aos planejadores e gestores de políticas públicas.

Coordenadoria de Comunicação Social