Bom resultado no Enade favorece alunos e instituições

07/11/2008 11:12

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será realizado no próximo domingo (9). O Exame vem, não só identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes do ensino superior, como também questões relativas ao perfil dos professores, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Com esta avaliação serão evidenciados pontos fortes e fracos das instituições de ensino superior. Isso permitirá a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Para os alunos, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do seu histórico escolar. Caso o estudante não faça a prova, o diploma pode ser retido pela faculdade ou universidade.
As áreas e cursos que serão avaliadas em 2008 são: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Através do Enade, as instituições de ensino superior, como um todo e por curso, recebem um conceito que varia de acordo com o seu desempenho. Um bom exemplo dos resultados do Exame é o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, que teve nota máxima na avaliação, ficando assim entre as seis melhores faculdades de medicina do Brasil em 2007. Isto favorece tanto aos alunos que já cursam esta faculdade, que terão o diploma de uma universidade bem conceituada, como também aos aspirantes ao curso de medicina que, tendo esta informação, poderão optar por cursar uma das seis melhores faculdades do país.

Sendo assim, quando os alunos se recusam a fazer o Exame, são três os prejudicados: os próprios alunos, por ficarem com pendências na hora de receberem os diplomas, a Universidade, que fica com um conceito ruim, e aqueles que fizeram o Exame, porque terão o diploma oriundo de uma universidade mal conceituada.

Os estudantes ingressantes e concluintes que foram selecionados e não fizeram alguma edição anterior do ENADE deverão regularizar a situação participando do ENADE 2008. A prova será no próximo domingo a partir das 12h (horário local). Os estudantes inscritos, munidos de documento de identificação com fotografia e gabarito de resposta do Questionário Socioeconômico, deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 11h15 (horário local) para localizar a sala e assinar a lista de presença.

Coordenadoria de Comunicação Social