UFPI lança Mestrado nos 10 anos do Museu do Homem Americano

06/11/2008 15:26

O Museu do Homem Americano comemora seus dez anos no dia 5 de novembro. Ele é o palco do resultado de mais de 30 anos de pesquisas arqueológicas no Sudeste do Piauí, fomentando novas hipóteses quanto às origens do povoamento da Américas. Aproveitando o potencial arqueológico do estado, a Universidade Federal do Piauí lança edital de seleção para o curso de Mestrado em Antropologia e Arqueologia.

O museu, fundado na cidade de São Raimundo Nonato, tem mais de um milhão de peças arqueológicas, paleontológicas e biológicas. Algumas peças chegam a ter 15 mil anos de existência. São cerâmicas, material paleontológico, artefatos líticos além de um inventário sobre a fauna e a flora da região conhecido e respeitado em todo o Brasil, e pelo mundo.

Após um ano de criação do curso de graduação em Arqueologia e Conservação em Arte Rupestre, aa UFPI lança um programa de mestrado na área, Para o curso, estão sendo ofertadas até oito vagas seguindo três linhas de pesquisa. Na área de concentração em Antropologia: ?Marcadores Identitários na Contemporaneidade? e ?Memória e Territorialidades?. Na área de concentração em Arqueologia a linha contemplada será ?Cultura Material e Conservação de Sítios Arqueológicos?.

Para a Professora Doutora Conceição Lage, a implantação do Mestrado trará benefícios tanto para os alunos de graduação, quanto para o crescimento do próprio estado. ?Os alunos que se formarem na primeira turma de Arqueologia já têm a opção de ingressarem no mestrado na própria UFPI. Além disso, como o Piauí é um dos estados mais privilegiados em se tratando de sítios arqueológicos, um Mestrado nessa área, proporciona mais pesquisas para desenvolvimento do estado?, destaca Conceição Lage.

Clique aqui e confira o edital para o Programa de Mestrado em Arqueologia e Antropologia da UFPI.

Coordenadoria de Comunicação Social