Museu do Homem Americano completa 10 anos

05/11/2008 10:30

O Museu do Homem Americano completa hoje 10 anos. Ele é o palco do resultado de mais de 30 anos de pesquisas arqueológicas no Sudeste Piauí e fomentam novas hipóteses quanto às origens do povoamento da Américas.

O museu, fundado na cidade de São Raimundo Nonato, tem mais de um milhão de peças arqueológicas, paleontológicas e biológicas. Algumas peças chegam a ter 15 mil anos de existência. São cerâmicas, material paleontológico, artefatos líticos além de um inventário sobre a fauna e a flora da região.

Dentro da programação que comemora a data está uma mesa redonda composta pela diretora da Fundação Museu do Homem Americano ? FUMDHAM- Niède Guidon, ministros, o governador Wellington Dias, secretários de estado e representantes da sociedade do entorno do parque.

Para um maior desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no Piauí, a Universidade Federal do Piauí trouxe para o estado há um ano o curso de Arqueologia. Com um ano de existência, o curso já abriu a primeira turma de Mestrado, que está em fase de inscrições.

Segundo a coordenadora do curso de Arqueologia e Conservação em Arte Rupestre, professora Conceição Lage, a implantação do Mestrado será um benefício tanto para os alunos que atualmente estão na graduação, quanto para o crescimento do próprio estado. ?Os alunos que se formarem na primeira turma de Arqueologia já têm a opção de ingressarem no mestrado na própria UFPI. Além disso, como o Piauí é um dos estados mais privilegiados em se tratando de arte rupestre, um Mestrado nessa área, proporciona mais pesquisas para desenvolvimento do estado?, destaca Conceição Lage.

Coordenadoria de Comunicação