COPEVE vai conferir digitais para maior segurança do PSIU

24/10/2008 08:39

A Comissão Permanente de Vestibular, COPEVE, está investindo ainda mais em segurança na realização do Programa Seriado de Ingresso na Universidade, PSIU. Para o próximo ano, um novo software adquirido pela Comissão vai garantir mais segurança no processo de seleção dos alunos que disputam uma vaga na Universidade Federal do Piauí.

O procedimento que será utilizado no PSIU 2009 vai recolher as digitais dos concorrentes na hora da realização da prova e no início do período letivo para os candidatos que passarem no vestibular. O novo software irá comparar estas duas digitais para evitar que outra pessoa faça a prova no lugar do candidato.

No vestibular de 2007 as inovações já foram muito importantes. Naquele ano, foi implantado um sistema de monitoramento de transmissão de dados e ondas sonoras que capta qualquer informação digital enviada ou recebida nos locais de aplicação de provas, o que impede qualquer transmissão de dados por celular ou outro aparelho eletrônico. Além disso, os candidatos só puderam fazer as provas portando um documento oficial com foto e passando por um detector de metais. Todos esses meios continuarão válidos para a aplicação das provas de 2009.

Com essas medidas, a UFPI garante não apenas segurança, como também transparência no seu processo seletivo, o que permite que o conhecimento e a dedicação sejam os únicos pré-requisitos para entrar na Universidade.