Alunos da UFPI realizam exposição em homenagem ao Piauí

16/10/2008 17:36

O Estado do Piauí comemora no próximo domingo, 19 de outubro, seus 250 anos de história. Para ajudar a contar essa trajetória de lutas e felicidades, a Universidade Federal do Piauí através dos dez alunos integrantes do grupo ?Amigos do Patrimônio?, realizam a exposição de cartões postais ?Traços ? Arquitetura Piauiense?.

A exposição será preenchida com desenhos de alunos, e ex-alunos, dos Departamentos de Arquitetura e de Artes que representam diversos traços e estilos arquitetônicos do Piauí em seus desenhos. A exposição terá início no dia 17 de outubro de 2008. Os corredores do Anexo I da PREX, localizado atrás do Hospital Universitário, foram escolhidos para receber os trabalhos dos alunos.

A iniciativa partiu do grupo de pesquisa ?Amigos do Patrimônio?, orientado pela Professora Doutora Alcília Afonso (Kaki), na tentativa de representar a evolução história do Piauí através da arquitetura de igrejas, centros de ensino, antigas fábricas. Esta é a segunda exposição do grupo, que em 2007, apresentou o trabalho ?Arquitetura em Teresina 1852-2007?.

Para a organização do evento, a exposição torna-se necessária devido a necessidade de se manter viva a história do povo piauiense. "Promovemos estes trabalhos com a intenção de resgatar a memoria arquitetônica do Estado através da educação patrinomial", afirma a Professora Kaki Afonso.

Os interessados em conferir o resultado desse trabalho tem até o final do mês de outubro para conferir a exposição "Traços - Arquitetura Piauiense". Os cartões postais estarão expostos no Anexo I da PREX até o final do mês de outubro, entretanto, a exposição continua 24 horas na internet através do endenreço eletrônico http://www.flickr.com/photos/grupoamigosdopatrimonioufpi/.

saogoncaloamarante.jpg

Cartão postal da Igreja de São Gonçalo, Amarante-PI