Caravana da UNE chega à UFPI com debate sobre o aborto

10/10/2008 12:09

Estudantes da UFPI se interessaram em buscar informações sobre saúde

A Universidade Federal do Piauí sedia durante toda esta sexta-feira (10/10) a Caravana da UNE. O Piauí é o 17º estado visitado pela caravana, encerrará seu percurso em Brasília.

Nesta manhã, as atividades foram iniciadas com um debate cujo tema foi ?Legalização do Aborto: criminalização ou questão de saúde pública??. A estudante de jornalismo da UFPI, Ana Luisa, diz que acha muito interessante os estudantes debaterem sobre temas como a saúde e a educação.

Emivaldo Dalat, coordenador desta, que é a quarta Caravana da UNE, acredita que o tema é essencial para a vida dos estudantes. Ele diz ainda que os eventos organizados têm sido muito bem aceitos em todo o Brasil e que os estudantes estão participando e acrescentando muito à caravana.

Ainda nesta sexta-feira, durante a tarde, serão exibidos filmes e haverá uma reunião entre o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE e os Pontos de Cultura locais. Às 19h30 acontecerá o último debate, com a temática da Caravana Saúde, Educação e Cultura.

O debate contará com as presenças de Estânio Souza, professor e pesquisador do Ifaradá (Núcleo de Pesquisa sobre Africanidade e Afrodescendência da UFPI);  Noé Fortes, professor e diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas; Lenaura Lobato, membro da Diretoria Nacional do Centro Brasileiro de Estudo de Saúde (CEBES); Sônia Terra, secretária estadual de Cultura; Elton Arruda, professor,  geógrafo e mestrando na UFPI em Educação; e Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude.

Às 21 horas terá início um festival de bandas locais, última atividade da Caravana. Durante todo o dia haverá campanha de vacinação contra a rubéola e realização do teste rápido de HIV.

Serão distribuidos durante todo o dia preservativos e  folderes sobre doenças sexualmente transmissíveis

Coordenadoria de Comunicação