Alunos da Ufpi são os campeões do Desafio Sebrae 2008

09/10/2008 11:48

Os estudantes da Ufpi receberam o prêmio na sede do Sebrae, em Teresina

A UFPI foi a grande vencedora da etapa piauiense do Desafio Sebrae 2008. A equipe piauiense concorreu com mais 500 equipes, que participaram de um jogo virtual que simulava a gestão de uma empresa. O projeto dos alunos da UFPI contemplou o segmento de calçados, que no Piauí tem tido um avanço significativo com um faturamento anual de mais de R$ 11 milhões.

A equipe vencedora, nomeada ?Sem Tempo? é formada por Maurício Lima, Fabiano Ferreira, Kelsma Gomes, Iury Ribeiro e Joni Von Luz, do Campus da UFPI de Picos. Foi a segunda vez que os alunos vez participaram do Desafio. Na primeira participação, a equipe ficou com a terceira colocação. Como primeiros colocados no Estado, a equipe está entre os 32 semifinalistas que estarão em Santa Catarina entre os dias 29 de outubro e dois de novembro para a semifinal nacional da competição.

A premiação aconteceu, na última quarta-feira, na sede do Sebrae, em Teresina. Entre os presentes na solenidade estavam o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI, Acelina Martins e a coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFPI, Maria Rita Santos.

Em todo o Brasil, vinte mil equipes participaram do Desafio Sebrae. Maurício Lima, líder da equipe ?Sem Tempo?, diz que foi seu professor Lauro Viana, do curso de Administração do campus da UFPI que abriu os olhos da equipe para este desafio. ?A experiência é muito enriquecedora. Colocamos muitas situações em prática, tivemos a pressão que realmente existe em uma empresa, tivemos experiência com planejamento, caixa, estoque. Aprendemos muito?, disse Maurício.

Etapa Nacional

Além de todas as despesas pagas para a etapa de Santa Catarina, a equipe piauiense poderá, por um ano, ingressar gratuitamente em qualquer curso oferecido pelo Sebrae, sem limite de quantidade. Mas o objetivo dos alunos vai além. ?O nosso objetivo é ficar entre as oito equipes que estarão na final nacional, em Brasília?, afirma Marcelo. A equipe vencedora será premiada com notebook para cada um dos integrantes e uma viagem com todas as despesas pagas para a Itália, onde irão fazer um intercâmbio educacional, que é referência mundial em empreendedorismo.

A pró-reitora, Maria Acelina Carvalho, ressaltou a importância do jogo para enriquecer o aprendizado dos estudantes universitários. ?O Desafio Sebrae é um estímulo muito grande para os nossos alunos que vivenciam na prática o dia a dia de uma empresa. A nossa intenção é continuar trabalhando junto com o Sebrae e demais instituições parceiras, o que vai contribuir para qualificar ainda mais os nossos universitários?, disse Maria Acelina.

Coordenadoria de Comunicação