Curso de mestrado já contabiliza 200 defesas

08/10/2008 10:21

O curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Piauí alcançou a marca de 200 defesas. O programa foi o primeiro mestrado implantado na UFPI e tem o conceito quatro, numa escala cuja pontuação máxima é cinco, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, do Ministério da Educação.

O trabalho que marcou a ducentésima defesa foi ?A Inclusão de Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Piauí: Concepções de Professores", defendido no último dia 29. A pesquisa foi realizada pela mestranda Lucineide Souza com orientação da professora  Dra. Ana Valéria Lustosa.

Na dissertação, a mestranda apontou que a presença de alunos com deficiência tem aumentado no Ensino Superior e essa realidade demandaria maiores investigações quanto às condições de como esse fenômeno vem ocorrendo.

A pesquisa qualitativa objetivou investigar as concepções de professores da UFPI, acerca da inclusão educacional de pessoas com deficiência. Os resultados apontam para existência de mitos quanto às potencialidades dessas pessoas e a necessidade de implementação de campanha que conscientize a comunidade universitária para a inclusão.

?Trata-se de um marco fabuloso para a história da pós-graduação em nosso meio e, sobretudo, para a consolidação da pesquisa em Educação, com atuação intelectual decisiva no Estado do Piauí?, comemora o professor Dr. José Augusto Mendes Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).

Os bons resultados obtidos pelo Mestrado estão servindo de incentivo para a busca pela implantação do Doutorado em Educação. Após apresentar proposta do programa para a Capes, a equipe responsável pelo PPGEd trabalha agora para realizar as alterações sugeridas pelo Agência e voltar a pleitear a autorização para o funcionamento do Doutorado ainda em 2009.

CoordCom.