UFPI terá quatros novos mestrados e Pró-Reitoria de Pesquisa

08/10/2008 08:33

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí estiveram reunidos, na última semana, com o reitor Luiz Júnior para fazer um balanço da pesquisa científica na instituição. Na pauta estiveram os avanços conquistados pela UFPI nos últimos quatros anos e os novos desafios para os próximos anos. O reitor aproveitou o encontro para anunciar os quatros novos programas de Mestrados aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

Reunião fez balanço da pesquisa na UFPI

Os quatros novos programas que devem ser instalados a partir de 2009 são os mestrados em: Agronomia (genética e melhoramento), Alimentos e Nutrição, Antropologia e Arqueologia e Agronomia (solos e nutrição de plantas). O destaque vai para o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, que será o primeiro programa de mestrado do Campus Cinobelina Elvas em Bom Jesus, que teve seus primeiros cursos de graduação instalados em 2006 e para o Mestrado de Arqueologia que vai ser instalado um ano após a instalação do curso de graduação.

Esses novos cursos, juntamente com o Mestrado em Matemática instalado recentemente, eleva para vinte o número de programas de pós-graduação em Mestrados e Doutorados, autorizados a funcionar na UFPI. Desses, doze foram conquistados na atual administração, que também instalou os dois Doutorados oferecidos atualmente pala Universidade. ?Esses números mostram o avanço que estamos dando, porém é importante ressaltar que ainda há espaço para crescermos ainda mais? afirmou o reitor Luiz Júnior, que reafirmou o compromisso de alavancar a pesquisa e pós-graduação da UFPI.

Dentre os desafios assinalados durante a reunião, estão a inserção da UFPI na discussão nacional da transferência de tecnologia, a criação do parque tecnológico da Universidade para incentivar o registro de patentes de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da instituição e um avanço mais significativo na publicação bibliográfica.

Para cumprir esses desafios e fazer da Universidade Federal do Piauí uma referência nacional em pesquisas de ponta, Luiz Júnior estuda criar uma pró-reitoria exclusiva para pesquisa. ?Nós estamos sendo reconhecido pelas agências de fomento à pesquisa, que investiram, até agosto deste ano, quase quatro milhões de reais no desenvolvimento de pesquisa na UFPI, por isso temos que responder a esse estímulo se quisermos continuar crescendo?, reiterou o reitor.

Pesquisadores traçaram metas para 2009

CoodCom.