Alunas da UFPI apresentam vídeo no canal Futura nesta quarta

30/09/2008 09:26

Nada substitui o talento. E é o talento das alunas do curso de Comunicação Social, Camila Calado e Franciane Barbosa, que dará mais uma vez destaque nacional para a Universidade Federal do Piauí. É que elas participaram da 3ª Edição da Oficina Geração Futura ? Universidade Parceiras, na Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. O resultado da oficina, um vídeo produzido pelas piauienses, foi exibido no Canal Futura, na quarta-feira (dia 1), às 22h, com reprise na segunda (dia 6), no mesmo horário.

No total, 36 alunos de diversas universidades parceiras do canal carioca participaram do curso de 11 a 22 de fevereiro de 2008, para trocar experiências e aprimorar seus conhecimentos em telejornalismo, produção, redação e direção de áudio-visual. Os participantes realizaram como forma de concluir a oficina um vídeo de no máximo três minutos sobre o tema Democracia.

Para Camila Calado o tema foi um diferencial pertinente que, de certa forma, a fez refletir sobre seu bairro, Teresina e sobre o Piauí. ?Tínhamos que abordar a Democracia, mostrando alguma experiência em nossa cidade. Assim, escolhemos abordar o Orçamento Popular, pois, através dele, a população tem o poder de escolher onde será aplicada a verba pública, de acordo com as necessidades de cada bairro?, garante.

A oficina de vídeo promoveu workshops com profissionais do Canal Futura, além de grandes nomes da comunicação nacional, como o apresentador Luis Nachbin. As alunas aprenderam dicas valiosas sobre práticas de produção em TV, como roteiro, conteúdo, criação de programas, jornalismo, produção, edição, fotografia e composição gráfica.

O resultado deste trabalho já pode ser conferido desde o dia 27 de agosto durante a programação do Canal Futura, sempre às quartas-feiras, no horário de 18h20, com reprises às segundas-feiras, a partir das 22h20. O vídeo das futuras jornalistas será exibido na próxima quarta, 01, junto com o trabalho dos representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Faculdade Pitágoras.

Pioneirismo
A experiência de produzir o vídeo deixou marcas de crescimento profissional e pessoal em Camila e Franciane que freqüentaram outras realidades e descobriram na arte uma motivação de vida para a comunidade do Bairro Dirceu, zona sudeste da capital. ?O que a gente achou mais interessante foi o fato das pessoas do Dirceu terem optado e lutado pela construção de um teatro. Todo o processo de criação do vídeo foi maravilhoso. Podemos aprender mais sobre audiovisual, sobre todo o processo de criação de um vídeo e éramos orientadas por ótimos profissionais do canal?, frisa Franciane.

O Geração Futura - Universidades Parceiras objetiva buscar uma maior interação entre o Canal Futura e as Instituições de Ensino Superior que hoje retransmitem e passarão a transmitir a programação Futura, através de suas TVs Universitárias. A Universidade Federal do Piauí é uma das pioneiras nessa parceria, sendo a segunda universidade federal do país a fazer parte do projeto. No próximo ano, serão selecionados mais dois alunos para participar da oficina.

CoordCom.