UFPI é contemplada com cinco bolsas do PIBITI

25/09/2008 10:54

A Universidade Federal do Piauí foi contemplada com cinco bolsas do Programa Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq. A implementação dessas bolsas inclui a universidade Federal do Piauí no seleto grupo dos Institutos e Universidades brasileiras que compõem o programa do Governo Federal que tem como objetivo incentivar a inovação tecnológica com vista no desenvolvimento do país. Das cinquenta Instituições que concorriam às Bolsas, apenas onze foram contempladas.

A ação faz parte do plano de gestão da Administração Superior da Universidade Federal do Piauí que vem buscando o apoio financeiro para o estímulo à iniciação à pesquisa. "É um avanço para a UFPI. Nossa Universidade disputou essas bolsas com outras cinqüentas Instituições do país e apenas onze foram contempladas entre as quais, a UFPI. Trata-se de uma conquista graças à articulação dessa gestão em Brasília (DF), junto a direção do CNPq, os quais entenderam a importância desse incentivo para a nossa Universidade?, declara Acelina Martins, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Desde 2004 a Universidade Federal do Piauí vem ampliando o número de bolsas de iniciação científica junto ao CNPq e dentro da própria instituição. Naquele ano, a UFPI possuía 144 bolsas voltadas para o programa, sendo 72 do CNPq e 72 da UFPI. Quatro anos depois esse número saltou para 275, sendo 135 do CNPq, 135 da UFPI e as cinco do PIBITI. E o avanço foi além do crescimento do número de bolsas. A atual administração equiparou o valor da bolsa da instituição à do CNPq, que antes pagava quase cem reais a mais que Universidade.

O PIBITI foi criado em 2006 para estimular os estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias. Neste sentido as cinco bolsas destinadas a UFPI serão destinadas ao desenvolvimento de projetos para as pesquisas que cumpram o critério da inovação tecnologias, como estabelece o edital do programa.

CoordCom.