Bolsa Especial: Mais acesso e inclusão na UFPI

24/09/2008 10:36

Na semana do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado dia 21 de setembro, a Universidade Federal do Piauí lançou uma bolsa trabalho especial. Na presença da coordenadora geral da Ceid (Coordenadora da Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias o reitor da UFPI, Luiz Júnior, anunciou nesta terça-feira a medida, que tem por objetivo democratizar o acesso de pessoas portadoras de deficiência na UFPI.

Na solenidade, Luiz Júnior explicou que o benefício, inédito entre as Universidades Federais, faz parte da política de inclusão e apoio ao estudante e é destinado a universitários que desejam auxiliar colegas, com algum tipo de deficiência, em suas atividades cotidianas de graduando. ?O beneficio, no valor de R$ 200,00 visa facilitar a permanência de alunos com deficiência na UFPI, além de incentivar as pessoas com deficiência a fazer o vestibular e estudar na nossa Universidade, pois aqui terão a garantia de um acompanhamento?, explica Luiz Júnior.

A coordenadora do Ceid, Rejane Dias ficou encantada com a idéia e disse que medidas como essa é que incluem de fato as pessoas com deficiência. ?Já foi provado que quando você inclui no ambiente escolar uma pessoa com deficiência, todos se tornam mais tolerantes, solidários e flexíveis. Gostei tanto da medida tomada pela UFPI que vou levar ao Governador Wellington Dias para que a UESPI copie a idéia?, disse dona Rejane.

O pró-reitor de Assistência Comunitária, Fernando Aécio destacou que a bolsa especial foge aos padrões das outras bolsas oferecidas pela Universidade, uma vez que além de não ter limites de quantidade, não usa de critérios sócio-econômicos e pode ser pedida a qualquer momento. ?No momento que o aluno com deficiência quiser ele pode pedir a bolsa e o aluno acompanhante não precisa ser um aluno carente, só precisa estar disposto a ajudar o colega?, ressalta o pró-reitor.

Para o estudante Leonardo da Silva, que é deficiente visual e vai prestar vestibular para Sociologia, a medida é fundamental. ?A bolsa vai nos ajudar muito. Acredito que daremos um salto na nossa qualificação acadêmica o que vai nos dar mais oportunidades até no mercado de trabalho?, disse o estudante.

Para saber mais sobre a bolsa

Para concorrer à bolsa, os interessados devem estar matriculados em pelo menos três disciplinas e possuir disponibilidade de pelo menos três horas diárias. Para participar do processo seletivo os alunos devem se dirigir a CACOM. Os coordenadores, chefes de departamentos e alunos com deficiência também podem indicar um acompanhante apto a receber a bolsa.

As coordenações e departamentos dos cursos devem encaminhar lista com nome de alunos portadores de deficiência para a Coordenadoria de Assistência Comunitária para que seja providenciado o acompanhante. ?Esta bolsa foi pensada com a intenção de facilitar o acesso de alunos com deficiência à UFPI e também para que possamos reconhecer o valor, e por que não dizer os direitos, das pessoas com algum tipo de deficiência física?, defende a coordenadora da CACOM, Graça de Maria Moreira.

Contato e outras informações podem ser adquiridos na CACOM, localizada no SG ? 14 do campus da UFPI em Teresina (em frente ao Restaurante Universitário Central) ou através dos telefones 3215-5645 ou 3215-5642 e pelo e-mail: cacom@ufpi.br .

Coordenadoria de Comunicação Social