Editora da UFPI é a que mais publica no Piauí

24/09/2008 09:40

Com 38 obras publicadas em 2008, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) é hoje a maior do Estado em número obras publicadas. Com um padrão de qualidade semelhante ao das melhores editoras universitárias do país, a EDUFPI trabalha para divulgar o livro universitário e fazer com que as publicações cheguem até o publico.

Em quatro anos, o número de publicações da EDUFPI aumentou aproximadamente 120%, passando de dezessete em 2004, para 38 em 2008. Segundo o diretor da Editora, Fabiano de Cristo Nogueira, esse crescimento se deve a maior valorização do setor: ?A EDUFPI funcionava em uma pequena sala, escondida. Em 2006 a Administração Superior nos presenteou com uma estrutura digna, bem localizada, fortalecendo a importância da editora dentro da Universidade?, defende.

Essa valorização já trouxe resultados. Em agosto, a Editora da UFPI garantiu presença na XX Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Por meio do estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), a EDUFPI e outras oito editoras universitárias da região Nordeste lançaram a Coleção Nordestina.

A EDUFPI garantiu presença na XX Bienal Internacional do Livro de São Paulo...

...na ocasião houve o lançamento da Coleção Nordestina

A Coleção Nordestina surgiu com o objetivo principal de editar e reeditar obras representativas da produção intelectual de autores oriundos da região Nordeste do Brasil. Pela coleção, a EDUFPI publicou os livros ?Resistência Indígena no Piauí Colonial?, de João Renôr F. de Carvalho, e ?Paremiologia Nordestina?, de Fontes Ibiapina. ?Atualmente essa coleção é meu orgulho. Por onde passamos, ela chama atenção pela importância que representa na cultura nordestina e piauiense, em especial?, exalta o professor Fabiano de Cristo.

"Atualmente a coleção Nordestina (na estante) é meu orgulho", diz Fabiano de Cristo

A EDUFPI deve lançar ainda este ano os livros ?Picos: Histórias que as famílias contam?, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros; Barras: Histórias e Saudades, na cidade de Barras; além de ?Tempos de Leônidas Mello?, ?Autores Piauienses em Estudo? e ?Revista da Academia Piauiense de Letras?, esses últimos através de um convênio entre a editora e a APL.

A EDUFPI lançará em breve livros em Picos, Barras e três através de convênio com a APL

Outra novidade da EDUFPI é a publicação on-line de monografias e dissertações. ?O Conselho Editoral autorizou e através do endereço www.leg.ufpi.br/editora os interessados já podem ter acesso a essas obras?, explica Fabiano de Cristo. ?A compilação dos textos em uma publicação virtual estimula o acesso às pesquisas?, conclui.

Veja aqui a lista de obras publicadas pela EDUFPI.

Mais informações: (86) 3215-5688.

Coordenadoria de Comunicação Social