UFPI incentiva apoio a alunos com deficiência

23/09/2008 10:12

Na semana do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado dia 21 de setembro, a Universidade Federal do Piauí, através da Coordenadoria de Assistência Comunitária está lançando uma bolsa trabalho especial. A medida faz parte da política de inclusão e apoio ao estudante e tem por objetivo democratizar o acesso de pessoas portadoras de deficiência na UFPI. A bolsa será anunciada nesta terça-feira (23), às 15h na reitoria da Universidade, com a presença da Coordenadora Geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias.

O beneficio, no valor de R$ 200,00, é destinado a universitários que desejam auxiliar colegas, com algum tipo de deficiência, em suas atividades cotidianas de graduando. ?Esta bolsa faz parte do programa de bolsas permanente da UFPI e visa facilitar a permanência de alunos com deficiência na Universidade, ao mesmo tempo em que cultiva a solidariedade entre a comunidade universitária?, explica o reitor da UFPI Luiz Júnior.

Para concorrer à bolsa, os interessados devem estar matriculados em pelo menos três disciplinas e possuir disponibilidade de pelo menos três horas diárias. Para participar do processo seletivo os alunos devem se dirigir a CACOM. Os coordenadores, chefes de departamentos e alunos com deficiência também podem indicar um acompanhante apto a receber a bolsa.

As coordenações e departamentos dos cursos devem encaminhar lista com nome de alunos portadores de deficiência para a Coordenadoria de Assistência Comunitária para que seja providenciado o acompanhante. ?Esta bolsa foi pensada com a intenção de facilitar o acesso de alunos com deficiência à UFPI e também para que possamos reconhecer o valor, e por que não dizer os direitos, das pessoas com algum tipo de deficiência?, defende a coordenadora da CACOM, Graça de Maria Moreira.

Contato e outras informações podem ser adquiridos na CACOM, localizada no SG ? 14 do campus da UFPI em Teresina (em frente ao Restaurante Universitário Central) ou através dos telefones 3215-5645 ou 3215-5642 e pelo e-mail: cacom@ufpi.br .

Coordenadoria de Comunicação Social