Conexões de Saberes inicia inscrições de candidatos à bolsa

16/09/2008 11:27

O Projeto Conexões de Saberes inicia nesta terça feira, dia 16 de setembro, as inscrições para a seleção de bolsistas. Os interessados podem fazer inscrição na Coordenação do Programa, localizada no Anexo 1 da Pró-Reitoria de Extensão, no horário de 9 às 17 hs, até quinta-feira, dia 18 de setembro.

O projeto disponibiliza cerca de trinta vagas para bolsistas, sendo treze delas voltadas para trabalhar em parceria com o Programa Escola Aberta. Para concorrer às bolsas, os alunos precisam ser provenientes de escola pública, estar cursando entre o 3º e o 5º período e ter disponibilidade de vinte horas semanais.

Os candidatos à bolsa devem apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: certificado de conclusão do Ensino Médio; fotocópia da carteira de identidade e CPF; fotocópia da confirmação de matrícula atual (2008.2); fotocópia do histórico escolar atualizado (2008.1); fotocópia do comprovante de rendimento dos pais ou responsável; fotocópia de comprovante de escolaridade dos pais e fotocópia de contas de água, luz e telefone.

O Programa Conexões de Saberes foi criado em 2004, abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país e tem como objetivo promover o diálogo entre as universidades e as comunidades populares. Além de atuarem nas comunidades, os bolsistas também realizam pesquisas e produção científica.

Segundo Maria Conceição Pires, estudante de Letras que participa do projeto dando aula no pré-vestibular popular, o contato com as comunidades proporciona um maior aprendizado tanto pessoal quanto profissionalmente.  ?O trabalho com as comunidades é um laboratório para o meu futuro profissional. Além disso, eu posso proporcionar aos estudantes carentes, uma oportunidade de ingressar na universidade.?, ressalta Maria.

O programa, atualmente, além de atuar no pré-vestibular, presta trabalhos como aulas de balé, escola de futebol e acompanhamentos com hipertensos em comunidades como Vila parque Ininga, Comunidade Santa Lia, Usina Santana e Jardim Europa.

Coordenadoria de Comunicação