“O PTIA mudou a minha vida”

12/09/2008 15:23

Aos 67 anos, dona Maria Barbosa viveu na noite desta sexta-feira (12) um momento que é o sonho de milhões de jovens: o baile de formatura.  Como para os jovens, a noite foi de festa e muita alegria, mas para dona Maria a conquista foi além do diploma. Ela sai do curso com a certeza que as limitações impostas pelo tempo podem ser superadas.

Mas a dona Maria não está sozinha, junto com ela se formaram trinta pessoas, todas acima dos 60 anos. Eles fazem parte do Programa Terceira Idade em Ação, um projeto ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária para a Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Extensão da UFPI, que oferece cursos, disciplinas e outras atividades para pessoas da terceira idade. O objetivo é promover a educação como uma alternativa na construção de um envelhecimento saudável e participativo.

Para dona Maria o projeto representou um novo ciclo em sua vida. Ela conta que antes de entrar no P.TIA não praticava muitas atividades e se dedicava a cuidar da casa. ?Eu me sentia incapaz de realizar outras coisas. Eu vivia desestimulada e cheia de limitações?, conta ela.

Para dona Maria, depois de conhecer o projeto a vida mudou completamente. ?Minha auto-estima aumentou. Para mim é satisfação vencer desafios como aprender a falar inglês, uma língua que se escreve de um jeito e se fala de outro. Hoje sou uma pessoa mais feliz e conquistei muitos amigos. Sinto que o aprendizado me deixa viva, disposta. Isso me dá forças para viver e ajudar outras pessoas?, destaca a formanda.

A turma de hoje a noite é a décima a se formar pelo projeto. Mesmo após a formatura os estudantes podem continuar exercendo outras atividades no P.TIA, como faz a dona Maria Elzi, que formou com a quinta turma e hoje participa do coral e faz aulas de inglês. ?Não consigo parar de praticar as atividades, virei uma divulgadora do Programa?, afirma.

Atualmente, cerca de 350 pessoas estudam no programa. Entre as disciplinas ofertadas nesse período estão: Iniciação Musical, Teatro, Biodança, Musicoterapia, Afetividade e Perdas na Terceira Idade, Bordado, Plantas Medicinais, Hidroginástica, Espanhol, Nutrição, Yoga, Musculação, Tai-chi-chuan, Pintura, Memória na Vida Adulta, Atualização Gramatical e Educação Ambiental.

Depois de dois anos no curso, mesmo formados, os alunos podem continuar no projeto cursando as disciplinas do seu interesse. As inscrições para novas turmas devem começar em janeiro e o calendário escolar segue o ritmo do calendário universitário.

Na foto: Maria Elzi e Maria Barbosa, alunas do Programa