Pesquisa de professoras da UFPI é incluída no DECIT

12/09/2008 15:19

A ciência é um dos sustentáculos da atual gestão da Universidade Federal do Piauí. Desde seu início foi defendido que a UFPI não cresceria sem o desenvolvimento da produção científica. A Administração Superior provocou e seus professores responderam positivamente. Trabalhos produzidos na Universidade são destaques no Brasil e no mundo. Não foi diferente com o trabalho das professoras Francinete Paula Avelino, do Departamento de Enfermagem, e Lucia Vilarinho, do Departamento de Serviço Social, que foi selecionado para participar do XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia no período de 20 a 24 de setembro 2008, em Porto Alegre.

O título da pesquisa é ?Humanização da assistência à saúde: o impacto do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar ? PNHAH nos hospitais do Piauí?, financiada pela FAPEPI/SCTIE/MS. Além da apresentação dos resultados da pesquisas no congresso gaúcho, o trabalho será inserido na Base de Dados Gerencial do DECIT que engloba pesquisas na área da saúde. Tal fato age como facilitador de localização e utilização como referência em outros trabalhos.

A pesquisa teve por objetivo atuar de forma modificadora junto ao Programa de Política Nacional de Humanização da Assistência e da Gestão em Saúde do Ministério da Saúde ? HUMANIZA SUS. ?Nesses últimos quatro anos, o grupo da pesquisa acrescido de novos sujeitos conseguiu sensibilizar o gestor estadual e hoje temos o Comitê Estadual de Humanização na Secretaria Estadual de Saúde, dando continuidade a todas aquelas ações desencadeadas pela pesquisa?, garante a professora Francinete Paula Avelino.

Sobre a inclusão da pesquisa na base de dados DECIT, os pesquisadores só têm o que comemorar devido a importância reconhecido do veículo, que é uma ferramenta eletrônica importante que fornece acesso aos projetos de pesquisa financiados pelo DECIT, desde 2002, com a cooperação técnica do CNPq, Finep, UNESCO, Opas, Fundações de Amparo à Pesquisa e Secretarias Estaduais de Saúde e de Ciência. ?Reconhecemos a importância da referida base para divulgação, sem-fronteiras, das nossas produções e o alcance dos resultados desta pesquisa no estado do Piauí e fora, o que muito engrandece a parceria IES/pesquisadores?, afirma Francinete.

Além de representar um registro da pesquisa em saúde no país, essa base também disponibiliza o acesso imediato a informações que podem dar suporte a outros pesquisadores, gestores e trabalhadores do campo da saúde. A base apresenta um resumo sobre a proposta de pesquisa, bem como dados do pesquisador e da instituição relacionados ao projeto. O trabalho também será traduzido para outras línguas a fim de tornar o conhecimento universal.

Coordenadoria de Comunicação Social