Brasil Brasil Acesso

Notícias

Primeira etapa de instalação da Rádio Ufpi é concluída

11/09/2008 12:01

A Rádio UFPI, que está no ar em fase experimental desde agosto desse ano, já conta com a primeira etapa de instalação praticamente concluída. Atualmente a rádio só aguarda o referendo final da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), antiga RádioBrás e  a licença definitiva da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para começar oficialmente a operar.

Nessa primeira etapa foram instalados o transmissor, antenas e o processador de estéreo. ?Esses equipamentos possibilitam uma boa área de alcance da rádio e um nível elevado de qualidade de áudio, devido principalmente ao tipo de antena com tecnologia de ponta utilizada, as antenas dipolo.?, ressalta Paulo Vilhena, responsável pela rádio.

Parte das instalações já está pronta e a fase de licitação para construção do prédio onde ela vai funcionar deve ser iniciada nos proximos meses. Enquanto isso, a rádio funcionará em um dos laboratórios de rádio do curso de Comunicação Social. "O início da programação local está dependendo do laudo final da EBC e da licença definitiva da ANATEL", explica Vilhena.

A EBC, empresa da qual a Rádio Ufpi é afiliada, enviou o engenheiro de telecomunicações Toshihiro Kenagae para uma vistoria técnica, e todas as exigências com relação ao sistema irradiante da rádio foram cumpridas. O transmissor e a freqüência (96,7 FM) já foram homologados e a fase de testes, de acordo com Paulo Vilhena, tem superado as expectativas.

Já foram feitos monitoramentos para determinar o alcance da rádio e, segundo Vilhena, as antenas estão direcionadas para a área da grande Teresina, chegando a atingir os municípios de Campo Maior (região norte, a 84 km de Teresina), e Barro Duro (região sul, a 100k da capital). ?No estado do Maranhão, o sinal da rádio atinge a cidade de Caxias, localizada a 60 km de Teresina?, diz o Vilhena.

Ele ressalta que a UFPI não tem medido esforços para garantir que a rádio comece a funcionar a todo vapor o mais rápido e com a maior qualidade possível. ?Com relação à aquisição de mais alguns equipamentos e da estrutura física e administrativa da rádio, tenho recebido todo apoio e empenho por parte da administração superior da Universidade. O próprio reitor tem oferecido todas as condições de trabalho e isso foi fundamental para colocar a rádio no ar.?, frisa Paulo Vilhena.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.