Primeira etapa de instalação da Rádio Ufpi está concluída

11/09/2008 12:01

A Rádio UFPI, que está no ar em fase experimental desde agosto desse ano, já conta com a primeira etapa de instalação praticamente concluída e aguarda apenas o referendo final da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), antiga RádioBrás, e  a licença definitiva da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Nessa primeira etapa foram instalados o transmissor, antenas e o processador de estéreo. ?Esses equipamentos possibilitam uma boa área de alcance da rádio e um nível elevado de qualidade de áudio, devido principalmente ao tipo de antena com tecnologia de ponta utilizada, as antenas dipolo.?, ressalta Paulo Vilhena, responsável pela rádio.

Parte das instalações já está pronta e a fase de licitação vai ser iniciada. Enquanto isso, a rádio funcionará em um dos laboratórios de rádio do curso de Comunicação Social. Ele ainda afirma que o início da programação local está dependendo do laudo final da EBC e da licença definitiva da ANATEL

A EBC, empresa da qual a Rádio Ufpi é afiliada, enviou o engenheiro de telecomunicações Toshihiro Kenagae para uma vistoria técnica, e todas as exigências com relação ao sistema irradiante da rádio foram cumpridas. O transmissor e a freqüência (96,7 FM) já foram homologados e a fase de testes, de acordo com Paulo Vilhena, tem superado as expectativas.

Já foram feitos monitoramentos para determinar o alcance da rádio e, segundo Vilhena, as antenas estão direcionadas para a área da grande Teresina, chegando a atingir os municípios de Campo Maior, cerca de 84 km de Teresina, e Barro Duro, no sul do estado, em  média, 100 km da capital. Ele ainda afirma que ?No estado do Maranhão, o sinal da rádio atinge a cidade de Caxias, localizada a 60 km de Teresina?.

?Com relação à aquisição de mais alguns equipamentos e da estrutura física e administrativa da rádio, tenho recebido todo apoio e empenho por parte da administração superior da Universidade. O próprio reitor tem oferecido todas as condições de trabalho e isso foi fundamental para colocar a rádio no ar.?, frisa Paulo Vilhena.