Estudantes piauienses embarcam com destino a Portugal

10/09/2008 10:39

Embarcaram nessa semana, rumo a Portugal, sete alunos da Universidade Federal do Piauí selecionados no programa de bolsas internacionais de intercâmbio estudantil promovido pelo Banco Santander em parceria com a UFPI. Os alunos passarão seis meses estudando em universidades conveniadas e receberão ajuda de custo de 3.300 euros.

As instituições envolvidas se comprometeram a fazer acordos que garantam o reconhecimento da matrícula na universidade de origem e do programa cursado na universidade estrangeira. As disciplinas a serem freqüentadas foram selecionadas pelos próprios alunos, de acordo com o seu interesse acadêmico e pessoal. As aulas serão ministradas dentro do curso de graduação do país destino.

"Acredito que será uma experiência que me deixará um passo a frente de outros profissionais da minha área. Além de ser uma rica experiência pessoal, pois eu estarei longe da minha família e terei que me virar sozinho", diz Leone Ribeiro, que estudará o 6º período de Ciências Contábeis na Universidade do Porto.

Segundo a coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico da UFPI, professora Livramento Figueiredo, a importância do programa está, também, nas universidades envolvidas. ?São instituições do primeiro mundo, que representam um enorme espaço para novas informações e trocas fundamentais no processo de aprendizagem por que passam os nossos alunos e futuros profissionais?, diz a professora.

Maruely Ibiapina, que vai estudar o 8º período de Arquitetura na Universidade do Porto, acredita que o intercâmbio, além de ampliar os seus conhecimentos culturais, também contribuirá para a sua formação acadêmica. "Eu me inscrevi na bolsa porque era uma oportunidade única de estudar na Europa e ver outras formas de se fazer arquitetura", explica.

Para Jamil Hannouche, vice-presidente do Santander Universidades, o Convênio Luso-Brasileiro está alinhado com a missão do Banco no país e no mundo. ?Nosso objetivo é investir no futuro das comunidades nas quais estamos presentes, por meio da educação superior?, conclui.

Os estudantes que embarcaram para Portugal foram selecionados para segunda edição do Programa de Bolsas Luso-brasileira. A primeira versão ocorreu no 1º período de 2007, quando dez alunos foram selecionados pelo convênio UFPI-Santander. Ao todo 20 estudantes da UFPI já foram beneficiados pelo programa.

*Na foto: os estudantes da UFPI selecionados no programa de bolsas internacionais de intercâmbio estudantil promovido pelo Banco Santander.

Coordenadoria de Comunicação Social