A melhor do PI trabalha para ficar entre as melhores do NE

09/09/2008 13:38

O Ministério da Educação divulgou na última segunda-feira o ranking das instituições brasileiras de ensino superior. O resultado demonstrou que a Universidade Federal do Piauí, além de ser a melhor do Estado, também está caminhando para se tornar realmente competitiva regional e nacionalmente.

Das 1874 instituições de ensino superior do país, a UFPI atualmente ocupa a 163ª posição, no que se refere à qualidade de ensino.  ?Estamos muito bem colocados em relação às Universidades Federais. Com a nota três (o conceito do MEC varia de 1 a 5) e com uma quantidade de pontos significativa (288), nós ficamos muito perto da nota quatro. Isso não aconteceu porque o Índice Geral de Cursos leva em consideração três elementos de avaliação: um diz respeito aos cursos de graduação e os outros aos cursos de mestrado e doutorado. Nessas duas últimas áreas a UFPI ainda está em processo de crescimento?, explica Newton Freitas Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

Ele ressalta que outro fator que impediu uma nota maior foram os boicotes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. ?No ultimo Enade o curso de Farmácia tirou dois e o de Enfermagem três devido a esses boicotes. Mas a Universidade vem fazendo um trabalho rigoroso para mudar esses conceitos e em breve nós vamos poder comemorar mais avanços. Até porque em todos os outros cursos ficamos com nota quatro?, disse Freitas.

Outro motivo de comemoração foi o ranking das Universidades Federais no Nordeste. Das quatorze instituições, a UFPI ficou em oitavo lugar. ?Nós sempre estávamos na lanterna do ranking do Nordeste e agora provamos que estamos crescendo em ritmo acelerado, prontos para disputar com as melhores da região?, ressalta o Pró-Reitor.

CoordCom