Brasil Brasil Acesso

Notícias

Farmácia Escola da UFPI realiza pesquisa, ensino e extensão

12/09/2008 15:52

Há quase dois anos a Farmácia Escola da Universidade Federal do Piauí abriu as portas para o ensino, pesquisa e extensão na área da Farmácia. O projeto faz parte do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica-NTF e foi criada para atender às necessidades de um campo de estágio para os alunos de Farmácia dentro da UFPI, além de prestar serviço à sociedade piauiense quanto à manipulação de medicamentos, cosméticos e atenção farmacêutica.

?É um trabalho pioneiro que envolve a drogaria com medicamentos industrializados e a manipulação seguida de atenção farmacêutica, afinal é importante que as pessoas estejam cientes de como usar o medicamento de forma correta, além de tirar dúvidas quanto à eficácia e uso do mesmo?, explica Professor Dr. Lívio César Cunha Nunes, Coordenador do NTF.

Ele ressalta que o projeto possui adequação a todas as normas de funcionamento impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ? ANVISA. ?A matéria prima adquirida para a manipulação dos produtos farmacêuticos tem procedência de empresas certificadas pela Agência, atestadas com controle e garantia de qualidade. As dependências da Farmácia Escola e o trabalho dos profissionais respeitam todos os critérios de saúde?, garante o professor.
 
Outro ponto forte da farmácia é o acompanhamento dado aos alunos, que atuam de acordo com o tempo de curso e as suas competências ?Os alunos do curso de Farmácia que fazem estágio curricular na Farmácia Escola são alunos concludentes e que já passaram por todos os requisitos do curso para atuarem na área. Além disso, são supervisionados por professores. A comunidade recebe trabalho de qualidade?, completa Lívio.

Tecnologia e Ensino à serviço da comunidade

Para cada atividade, a Farmácia Escola possui uma estrutura especializada. Além da área de dispensão do medicamento (venda e entrega) com medicamentos industrializados e manipulados, o projeto conta com a área de atenção farmacêutica, onde o cliente recebe assistência sobre o uso do medicamento e pode tirar dúvidas sobre qualquer outro detalhe de que necessite. A área de Atenção Farmacêutica também foi criada orientar a comunidade através de palestras.

Já na área de Controle de Garantia e Qualidade, os produtos são atestados para serem oferecidos à comunidade de forma segura. ?Existem duas salas distintas para a manipulação dos medicamentos e cosméticos: a sala de manipulação de sólidos e a sala de manipulação de líquidos e semi-sólidos. A matéria prima tem entrada exclusiva e almoxarifado para serem guardados com segurança. Os profissionais possuem lugar especifico para colocarem o vestuário adequado às atividades. Cada atividade tem seu lugar específico para acontecer, afinal a manipulação de medicamentos deve ser feita com muito cuidado e segurança?, explica Professor Lívio César.

A Pesquisa e o Ensino também têm se destacado na Farmácia Escola. Por ela já passaram mais de 100 alunos, que realizam estágios ou trabalhos de conclusão de curso além de professores pesquisadores. ?Estamos com uma aluna do curso de Mestrado em Química, por exemplo, que está fazendo uma metodologia analítica para olanzapina (um antipissicótico da lista dos medicamentos excepcionais) e metodologia para a determinação do FPS em formulações de filtros solares sob orientação da professora Dra. Graziela Moita? completa.

Além do Professor Dr. Lívio César, a Farmácia Escola da UFPI conta com os trabalhos da Professora Drª. Graça Cito, da Professora Msc. Elika Vasconcelos, da Professora Msc. Graça Medeiros, do Professor Especialista José Vieira, que acompanham os alunos nos trabalhos diários da farmácia e do Farmacêutico Especialista Márcio Rocha, responsável técnico pela Farmácia Escola.

A Farmácia Escola da UFPI fica localizada no Espaço de Convivência da Universidade e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Os medicamentos manipulados são vendidos a preço de custo.

CoordCom.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.