Número de Bolsas Trabalho cresceu 140% na UFPI

04/09/2008 15:42

Cresceu em 140% o número de bolsas trabalho oferecidas aos alunos na Universidade Federal do Piauí. Se no período passado foram ofertadas 175 bolsas, agora esse número é de 425.

Executado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), o programa de auxílio financeiro Bolsa Trabalho tem como objetivo dar apoio a alunos de baixa renda, que prestam serviços nos vários setores da Universidade. ?A Bolsa Trabalho é uma oportunidade para que o aluno não precise entrar no mercado de trabalho durante a graduação, prejudicando seus estudos?, explica Graça Silva, coordenadora de Assistência Comunitária.

Ela ressalta que, dos cerca de cinco mil alunos que ingressam anualmente na UFPI, mais de mil procedem de família de baixa renda e que a bolsa é importante para garantir que esses alunos possam continuar estudando. ?A bolsa garante que esses estudantes possam arcar com despesas como xérox, livros e alimentação. Além disso, eles desenvolvem atividades importantes para a Universidade?, explica a coordenadora.

O estudante de Administração Julio César de Sousa, 23 anos, diz que o bom desempenho no curso é uma das exigências para a permanência do benefício. ?Como o aluno precisa manter boas notas, isso evita a acomodação e assim procuro estudar mais e melhorar meu rendimento?, ressalta.

Os Campi da UFPI no interior, assim como os colégios agrícolas de Floriano e Bom Jesus, também são beneficiados com a bolsa, que atualmente é de R$ 200,00. Entre os critérios de concessão do auxílio, o aluno deve cursar em cada período letivo no mínimo duas disciplinas, além de ter disponibilidade de tempo para as atividades de 15 horas semanais em um mesmo turno.

Mais informações: 3215-5643

Coordenadoria de Comunicação Social