Dia Nacional de combate ao tabagismo é comemorado no HU

29/08/2008 16:48

Todo país se mobilizou nesta sexta-feira para chamar atenção para o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. No Piauí, o Hospital Universitário, única unidade de saúde a oferecer o tratamento no estado aproveitou o dia para comemorar os bons resultados da assistência dada pela equipe multidisciplinar às pessoas que decidiram parar de fumar.

Nas reuniões, que acontecem toda sexta-feira, 8h às 10h, os pacientes assistem às palestras, trocam experiências e são estimulados a continuarem com o tratamento. No atual grupo, das 20 pessoas atendidas, 12 já conseguiram parar de fumar, inclusive as que participam há pouco tempo do projeto.

Sandra Pontes é uma das pessoas assistidas pelo projeto e fuma há 27 anos. Ela participa da quarta reunião do tratamento e afirma que está há uma semana sem fumar. Sandra ressalta a importância de o próprio fumante tomar a iniciativa. ?Não adianta somente o trabalho da equipe multidisciplinar, é necessário que o fumante tome a atitude de se tratar e que tenha força de vontade para vencer o vício?, diz Sandra.

Já Josélia Sousa, fumante há 28 anos conta que resolveu fazer o tratamento no início de 2008, após perceber problemas na sua saúde: ?Quando percebi que tinha que parar de fumar, já estava com problemas de saúde. Tentei parar antes, mas nunca conseguia?. Assim, como Sandra, Josélia confirma que ?o primeiro passo é a força de vontade, é tomar a atitude e se tratar adequadamente?, garante.

Marina Borges, 64 anos, fumante desde os 20, é outra pessoa atendida pelo tratamento. Ela está há quatro meses no programa de tratamento e diz que é fundamental o apoio da família. ?Meus irmãos que fumavam e conseguiram parar, me dão estímulo a fazer o tratamento?, disse Marina.

Para fazer parte do grupo de tratamento é fácil. Basta procurar o Hospital Universitário e aderir ao programa que conta com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, assistente social, dois nutricionistas e um educador físico, que passaram por uma capacitação pelo Instituto Nacional de Combate ao Câncer.

* Na foto: Joselia Sousa, que faz o tratamento há seis meses.

Mais informações: 3215-5974

Coordenadoria de Comunicação Social