HU é referência no tratamento de fumantes no Piauí

28/08/2008 10:34

Na semana nacional de combate ao tabagismo, a Universidade Federal do Piauí comemora avanços no tratamento de fumantes. O projeto desenvolvido pelo Hospital Universitário é o único no Estado, atendendo toda a comunidade com objetivo de ajudar as pessoas a pararem de fumar.

A enfermeira Ozinalda Veloso, coordenadora do projeto, afirma que em apenas oito meses de existência, o tratamento já beneficiou cerca de 70 pessoas e está atendendo o quinto grupo de fumantes. De acordo ela, o projeto existe desde dezembro de 2007 e atualmente assiste pessoas na faixa etária de 35 a 50 anos, com grau de dependência elevada e que começaram a fumar entre 17 e 19 anos de idade.

?O objetivo do projeto é possibilitar o acesso dos fumantes ao tratamento eficaz no processo da dependência da nicotina, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida da população fumante, tanto ativa, quanto passiva?, comenta Ozinalda.

Ela explica que o tratamento é multidisciplinar e conta com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, assistente social, dois nutricionistas e um educador físico, que passaram por uma capacitação pelo Instituto Nacional de Combate ao Câncer.

A coordenadora ainda ressalta importância de o fumante encarar o vício e a dependência como uma doença e procurar tratamento adequado. ?Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconhece a dependência à nicotina como doença e a inclui na categoria de transtornos mentais. Por isso é importante que os fumantes procurem ajuda. Estamos aqui prontos para ajudar?, disse Veloso.

Para mais informações sobre o tratamento: 3215-5974

Coordenadoria de Comunicação Social