Pesquisadora da Fiocruz ministra palestra sobre violência

26/08/2008 17:58

A violência familiar e seu impacto na saúde mental de crianças e adolescentes são temas que estarão em discussão nesta quarta-feira (27), na Universidade Federal do Piauí. A partir das 17h, no Auditório Carlota Lima, acontece a palestra ?Experiências de Pesquisas Envolvendo Crianças e Adolescentes em Situação de Violência?, organizada pela Coordenação do Mestrado em Enfermagem da UFPI e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero.

Aberta ao público, a palestra será ministrada pela Dra. Joviana Quintes Avanci, pesquisadora colaboradora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante o encontro, Joviana Avanci fará um panorama sobre a violência familiar, suas causas e fatores de risco, além da importância do apoio da família e do meio social no enfrentamento dos momentos difíceis e a capacidade de superação dos problemas, conhecida com resiliência. ?Queremos mostrar também a forma como o relacionamento dos pais reflete na saúde mental das crianças e adolescentes e o modo como acontece o ciclo da violência?, declara a pesquisadora.

Além da violência familiar, a palestra abordará a pesquisa ?Violência entre namorados: um estudo em dez capitais brasileiras", coordenada em Teresina pelas doutoras Claudete Monteiro e Telma Maria Evangelista.

Coordenadoria de Comunicação Social