Campus de Picos terá 800 vagas no PSIU 2008

22/08/2008 09:26

Conhecida em todo o Brasil por sua importância na produção de mel, a cidade de Picos tem uma população estimada em 71 mil habitantes. Destes, aproximadamente três mil buscam anualmente uma oportunidade de ingressar na Universidade Federal do Piauí. Referência na região, a UFPI oferece, no PSIU 2008, 800 vagas para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

As vagas estão distribuídas entre os cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Segundo o pró-reitor de ensino de graduação, professor Newton Freitas, o projeto de expansão vem sendo determinante para o crescimento das vagas oferecidas pela UFPI. ?Estávamos em débito com Picos, que é uma cidade-pólo da macrorregião do semi-árido. Com o projeto de expansão pudemos inserir novos cursos, todos voltados para áreas estratégicas para o desenvolvimento do município?, explica Freitas.

Atualmente a estrutura do Campus comporta 23 salas de aula e 12 laboratórios funcionando em cinco blocos. Para reforçar o projeto de expansão do ensino, estão sendo construídos cinco novos blocos, sendo três para salas de aula e dois para laboratórios, além de uma biblioteca. ?Hoje, quem for aprovado no processo de seleção em Picos contará com a melhor estrutura possível, além de computadores, data-show, sala de vídeo e auditório?, conta a diretora do Campus, professora Hercília Maria Lins, acrescentando que, em breve, deve ser construído um novo auditório.

A professora Hercília Lins projeta que serão aproximadamente 4.050 acadêmicos matriculados até o ano de 2010. Assim, os profissionais formados na cidade terão condições de somar o conhecimento, a capacidade e a criatividade pessoal à da comunidade, para contribuir na promoção do desenvolvimento da região.

Coordenadoria de Comunicação Social