Congresso Internacional de História mobiliza pesquisadores

21/08/2008 15:56

Será encerrado nesta sexta-feira (dia 22) I Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural - Memória, Ensino e Bens Culturais, que está acontecendo desde o inicio da semana na Universidade Federal do Piauí.

Estão participando do evento, profissionais e estudantes, tanto da área de História como Arqueologia, Arquitetura e Antropologia. Além de pesquisadores brasileiros também participam profissionais da Universidade de Buenos Aires. No Congresso três temáticas fazem parte das principais discussões: Comunidades Quilombolas, Arte Santeira e Sistema de Arquivamento.

De acordo com a coordenadora do congresso, professora Áurea Pinheiro, o evento colabora para a divulgação da pesquisas dentro da Universidade, além de garantir uma interação com as outras instituições de ensino superior. ?O Congresso serve para congregar o maior número de pesquisadores, contribuindo para aproximar as instituições, além de colaborar para uma resignificação da imagem do Estado?, ressalta.

O sucesso do evento fica por conta de três fatores: a receptividade do público, a troca de experiência entre os pesquisadores, a Universidade e o Estado e a visibilidade nacional e internacional do evento. ?As pesquisas não se restringem apenas à Universidade, mas conseguem ultrapassá-la e atingir a auto-estima da população, trazendo uma maior valorização do patrimônio cultural?, justifica a professora.

Segundo ela, os trabalhos apresentados durante o Congresso têm previsão de serem publicados em dezembro deste ano.

Coordenadoria de Comunicação Social

*Na foto em destaque, a coordenadora do Congresso, professora Áurea Pinheiro.