Campus da UFPI em Bom Jesus é referência na região

12/08/2008 11:09

O Campus ?Professora Cinobelina Elvas?, localizado na cidade de Bom Jesus, a 640 km de Teresina, está oferecendo 500 vagas para os candidatos ao PSIU 2008. Os estudantes do extremo sul do Estado podem optar entre os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Biologia e Medicina Veterinária. Todos voltados para o aproveitamento das características físicas e econômicas da região.

Com o objetivo de suprir as necessidades de uma região com um dos maiores potências do Estado, a implantação do Campus levou em consideração as suas vocações. ?Os cincos primeiros cursos foram projetados para aproveitarem as potencialidades agrícolas, pecuárias e a biodiversidade de Bom Jesus e suas cidade vizinhas. Tudo isso foi pensado para que a teoria possa se aliar à prática garantindo desenvolvimento ao Estado?, ressalta o reitor da UFPI, Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior.

O resultado é que o Campus é hoje um centro onde se desenvolve o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão. Em dois anos são 14 projetos de pesquisas registrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, um número que deve aumentar consideravelmente com os novos projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2008.

Para o diretor do Campus, Lindenberg Sarmento, esses projetos são possíveis graças à qualidade de um corpo docente formado por Mestre e Doutores e uma estrutura física voltada para atender às necessidades dos cursos ofertados. ?Atualmente estão sendo investidos R$ 8 milhões na construção das instalações, que foram projetadas para serem executadas em três etapas. A primeira foi concluída antes da implantação, a segunda está em andamento e a terceira está prevista para 2009?, explica Lindenberg.

A estrutura atual é compatível com os dois primeiros anos de funcionamento do novo campus. São quatro blocos, onde funcionam às atividades didático-pedagógicas, laboratórios para as disciplinas técnicas, biblioteca e a parte administrativa do Campus. A UFPI investiu ainda na aquisição de veículos, equipamentos de laboratórios técnicos, computadores e na compra de mais de 4 mil livros para a biblioteca.

?Esse investimento vem mudando a realidade dos jovens da região que antes eram abrigados a se deslocarem para Teresina ou para os estados vizinhos em busca de uma formação acadêmica. Agora, todos os anos são 500 novos alunos realizando o sonho de cursar uma universidade pública, gratuita e de qualidade sem precisar deixar a sua cidade natal. Hoje nos temos alunos de vários estados e de mais de dez municípios da região e até de cidades mais distantes, como Campo Maior?, garante o diretor do Campus.