UFPI promove encontro entre estudantes que fazem intercâmbio

08/08/2008 11:58

A Universidade Federal do Piauí reuniu na manhã desta sexta-feira os bolsistas que participam dos programas de bolsas internacionais de intercâmbio estudantil. O objetivo é promover uma troca de experiências entre os alunos da UFPI e das outras Instituições de Ensino Internacionais que participam dos Programas.

O estudante Elcio Daniel, que passou seis meses em Portugal por conta do programa, ressaltou a importância do apoio dado pela UFPI aos estudantes da instituição que foram para Portugal. ?A UFPI foi a única universidade do país que disponibilizou uma bolsa extra para os alunos, uma ajuda que foi fundamental num lugar que até a residência universitária é paga?.

Durante o encontro, os estudantes ainda relembraram as dificuldades enfrentadas por eles em países com hábitos divergentes do de origem. ?Somos países de culturas muito diferentes, então é natural que existam dificuldades de adaptação. A diferença na alimentação exemplifica bem isso?, explica Juliana, estudante portuguesa que faz intercâmbio na UFPI através do Programa Luso-brasileiro do Banco Santander.

Além dos estudantes do Programa Luso-brasileiro participaram também do encontro estudantes africanos que fazem intercâmbio na UFPI e os estudantes que foram ao Japão através de um outro programa de intercâmbio do qual a Universidade Federal participa.

*Na foto: A estudante da UFPI Aline Danielle, que embarcará em fevereiro para Portugal e a estudante portuguesa Juliana, que está no Piauí.

Fonte: COORDCOM